Sociedade, Tomar

O Transporte Mais Eco-louco de Sempre vai circular em Tomar no próximo sábado

Após a realização do concurso nacional, lançado há um ano, para apresentação de propostas, os concorrentes vão agora apresentar os seus bólides e demonstrar na prática as suas capacidades para fazerem um percurso que decorrerá entre o topo da Alameda Um de Março e a Praça da República.

Ser o mais rápido não implica propriamente ser o vencedor, mas pode ajudar se o júri estiver indeciso entre dois veículos. Isto porque a avaliação vai ser feita com base na conjugação de diversas condições, tendo como meta premiar a viatura cujo desempenho melhor contribua para fazer dela uma verdadeira alternativa aos modelos pouco saudáveis que constituem a generalidade dos automóveis dos nossos dias.

Esse será o ganhador do Prémio Tecnologia, mas haverá também um Prémio Originalidade para quem se apresente com o veículo mais divertido, desde que cumpra a regra de não utilizador combustíveis fósseis ou poluentes.

 

Usufruir da cidade sem automóveis

 

O Dia Europeu Sem Carros, porém, não se ficará apenas por esta divertida prova, que decorrerá por volta das 15 horas.

Ao longo de todo o dia, a partir das 10 horas haverá também muito mais iniciativas para que tomarenses e visitantes possam usufruir da zona central da cidade libertos dos constrangimentos da circulação automóvel.

Assim, o trânsito será cortado nas seguintes artérias: Alameda Um de Março, lado norte da Rua Amorim Rosa, lado sul da Rua João dos Santos Simões, Rua voluntários da República (lado sul), Rua Major Ferreira do Amaral, Rua Marquês de Pombal, Rua da Fonte do Choupo, lado sul da Rua do Centro Republicano, Rua de santa Iria a partir do parque de estacionamento, Ponte Velha e todos os arruamentos do centro histórico entre a Rua Pedro Dias e a Rua do Camarão, à exceção da Levada e da Rua Marquês de Tomar. Nas ruas Pé da Costa de Baixo e Dr. Sousa circulará apenas poderá circular o trânsito que se dirija ao Parque de Estacionamento da Praça da República.

 

Mercados alternativos, desporto e Oceanário

 

Quanto às atividades existentes, começam logo na Praceta Dr. Raul Lopes, onde decorrerá uma praça alternativa, com vendas dos mais diversos tipos de produtos.

Ao longo da Alameda e até chegar à Ponte Velha haverá uma pista de bicicletas, atividades com carrinhos de rolamentos, rastreios à saúde, sensibilização ambiental, demonstração de veículos ecológicos, bem como dos concorrentes ao Transporte Mais Eco-louco de Sempre.

Junto ao Pavilhão Municipal Cidade de Tomar estará a funcionar o Vaivém do Oceanário de Lisboa, que permite uma visita virtual.

Ainda na zona desportiva, haverá canoagem no rio, enquanto na Rua Amorim Rosa se pode praticar ténis e realizar diversas atividades para crianças, como pinturas faciais, moldagem de balões e atividades desportivas.

Na Corredoura, durante a manhã, funcionará ainda o Mercado Biológico, iniciativa que já conquistou o seu lugar no calendário mensal da cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *