Montijo, Sociedade

Município do Montijo distinguido com prémio “Viver em Igualdade”

O município do Montijo foi um dos quatro municípios do país a ser distinguido com o prémio “Viver em Igualdade” pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Os outros municípios distinguidos foram os de Abrantes, Seixal e Valongo.

A distinção visa distinguir os municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

A Câmara Municipal do Montijo iniciou, há mais de uma década, um trabalho continuado e consistente no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, que se tem desenvolvido em várias frentes e assumido diferentes formas.

O Prémio entregue tomou em consideração os projetos levados a cabo pela autarquia, ao longo dos anos, tais como o Espaço Informação Mulheres, a Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência, o Plano Municipal para a Igualdade de Género do Montijo e o Projeto Bola de Neve.

O Espaço Informação Mulheres (EIM) aberto ao público desde 2000, atendeu mais de 800 mulheres, prestando acompanhamento psicológico e dando resposta a questões relacionadas, entre outras, com situações de violência, processos de divórcio ou assuntos relacionados com o Direito do Trabalho.

Por se verificar um aumento do número de atendimentos no EIM por motivos de violência doméstica, procurou envolver-se na intervenção toda a comunidade institucional do concelho.     Assim, surge em março de 2001 a RAMSV – Rede de Apoio a Mulheres em Situação de Violência constituída por múltiplas entidades e instituições do concelho  com o intuito de disponibilizar uma resposta eficaz às sobreviventes de violência doméstica e prevenir a reincidência do agressor.

Em 2007, a Câmara Municipal de Montijo tornou-se pioneira ao ser a primeira Autarquia a nível nacional, a elaborar o I Plano Municipal para a Cidadania e Igualdade de Género, um desafio da CIG, no âmbito do projeto Igualdade de Género e Desenvolvimento Local (MALTA).

Em 2008, na prossecução do trabalho desenvolvido na área da igualdade de género, a Câmara Municipal de Montijo candidatou-se ao POPH – Programa Operacional Potencial Humano, no seu Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género, Tipologia de Intervenção 7.2 – Plano para a Igualdade, com o Projeto Bola de Neve.

Este Projeto, que teve o seu início em 1 de julho de 2008 e o seu término em 30 de junho de 2010, visava reforçar a integração da perspetiva de género a nível local. Durante a vigência do Projeto Bola de Neve, foi possível cumprir os objetivos propostos em candidatura, que se efetuou em três frentes: ações de formação/informação, ações de sensibilização/informação e ações de intervenção técnica. No âmbito deste Projeto, em junho de 2010, foi elaborado um Diagnóstico da Igualdade de Género na Câmara Municipal de Montijo.

A Câmara Municipal do Montijo continua a desenvolver atividades, na área da promoção das políticas de igualdade de género, dinamizando ações internas e externas e mantendo os serviços de apoio à comunidade.

Segundo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a cerimónia de entrega do Prémio decorrerá no dia 24 de outubro em local a designar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *