Cultura, Trofa

Maior Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio do Norte é na Trofa a 22 de setembro

O Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa, organizado pela Câmara Municipal da Trofa está de regresso a 22 de setembro, pelas 15h00, ao monte de Santa Eufémia, na freguesia de Alvarelhos.

 

Uma vez mais, serão centenas os concertinistas e os cantadores ao desafio que vão marcar presença no Festival que já se tornou num dos grandes festivais do género, a nível nacional, reunindo, ano após ano, intérpretes da concertina de todas as idades e de diversos pontos do país, e por isso mesmo atraindo milhares e milhares de visitantes ao Concelho.

 

De recordar que a tradição dos cantares ao desafio é comum a várias regiões e países do mundo. No século XX, no Norte Litoral português, este modo musical e poético de improvisação, começou a ser acompanhado com concertinas, tornando-se um ícone da musicalidade tradicional da região.

 

Esta iniciativa da Câmara Municipal da Trofa pretende divulgar a concertina como instrumento tradicional e símbolo do património imaterial do Concelho, da região e também do País.

 

Para mais informações:

Câmara Municipal da Trofa

Casa da Cultura da Trofa

Avenida D. Diogo Mourato

Lagoa – Santiago de Bougado

4785-580 Trofa

Telefone| 252 400 090

e-mail| [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *