Cultura, Terras de Bouro

Poetas “encantaram novamente Terras de Bouro e o Gerês”

O XII Encontro Nacional de Poetas, evento realizado no passado dia 15 de setembro, na vila do Gerês, ficou novamente marcado pela elevada adesão de cerca de uma centena de poetas oriundos de todo o país. Com efeito, de Olhão à Zambujeira do Mar, de Vila Franca de Xira a Aveiro, passando pelo Porto ou Póvoa de Varzim e culminado em Bragança, de todo o lado chegaram poetas que “declamaram todo o seu amor, não só à poesia mas também à beleza inaudita do Gerês”.

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel, que presidiu à abertura e encerramento dos trabalhos, enalteceu a escolha do concelho e da vila termal para a organização de tão importante acontecimento cultural, não deixando de realçar que Terras de Bouro tudo fará para que este encontro anual, de promoção e divulgação da poesia e também da beleza e do turismo cultural de Terras de Bouro e do Gerês, continue no concelho. Nesse sentido procedeu também à apresentação do projeto de uma antologia poética que reunirá as quadras vencedoras destas doze edições do evento, estando a edição a cabo do município, (com a apresentação pública a decorrer no próximo dia 20 de outubro, Dia do Município) e que será, posteriormente, distribuída pelos participantes do Encontro Nacional de Poetas.

Na organização esteve igualmente o jornal “Poetas & Trovadores”, na pessoa do seu director, Dr. Barroso da Fonte e ainda a Associação de Escritores Minhoto – Galaicos, “Calidum”, através do seu presidente e também poeta, João Luís Dias.

Nesta décima segunda edição, além da já usual apresentação de trabalhos dos poetas presentes decorreu a realização de um concurso de quadras populares a que o município se associou, premiando os três melhores concorrentes e onde foram também atribuídas sete menções honrosas para os sete melhores trabalhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *