Baião, Sociedade

ExpoSocial de Baião 2012

Nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, decorrerá em Baião, a “ExpoSocial 2012“, com conferências, mostra e animação no Auditório Municipal e na Praça D. Manuel de Castro. É uma iniciativa promovida pelo Conselho Local de Ação Social de Baião (CLASB) que vai evidenciar o desígnio do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações”. A iniciativa reveste-se de duas vertentes organizacionais: uma Mostra Social e um Fórum Social Integrado – repartido pelos dias 21 e 22 de Setembro. A ficha de inscrição pode ser encontrada aqui.

Para o vereador dos Assuntos Sociais da CM Baião, Manuel Durão, esta iniciativa “é a concretização de uma das atividades previstas no Plano de Ação do CLASB para o corrente ano, com os objetivos de dar a conhecer à comunidade as dinâmicas sociais locais e de proporcionar o debate em torno de questões socioeconómicas inerentes à temática do Ano Europeu”.

A Mostra Social é o lado mais expositivo do “social” e tem por objetivo difundir os serviços, as respostas e os produtos das entidades aderentes, realçar a sua dinâmica organizacional, a sua importância para o bem estar e qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.

O Fórum Social Integrado vai proporcionar e revelar impulsos objetivos para o empreendedorismo local (seja no setor solidário ou no privado); evidenciar o papel empreendedor que a economia (do)social assume nos dias de hoje, contribuindo fortemente para a empregabilidade e criar um debate em torno das questões do envelhecimento ativo, da intergeracionalidade, da qualidade de vida e do papel do setor solidário e público nestas matérias.

Neste Fórum serão apresentados resultados objetivos que traduzem os esforços de concertação local para bem conhecer e enfrentar os desafios dos tempos atuais.

A ExpoSocial de Baião 2012, pela transversalidade do seu programa dirige-se a todos: população sénior e familiares; estudantes do secundário e ensino superior; profissionais nas mais diversas áreas; desempregados; universidades e politécnicos e população em geral.

O CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL DE BAIÃO

O CLASB foi constituído a 31 de Julho de 2003, por 19 entidades e conta atualmente com 42 entidades aderentes (publicas e privadas).

O CLASB constitui uma plataforma de articulação e congregação de esforços incidindo na planificação estratégica da intervenção social local, abarcando atores sociais de diferentes naturezas e áreas de intervenção (entidades públicas e privadas), visando contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão e para a promoção do desenvolvimento social a nível local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *