Póvoa de Varzim, Sociedade

1º Encontro Nacional dos Serviços Municipais de Proteção Civil na Póvoa de Varzim

Nos dias 28 e 29 de setembro, irá realizar-se, no Auditório Municipal, o 1º Encontro Nacional dos Serviços Municipais de Proteção Civil, organizado pela Universidade Lusófona do Porto, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Esta será a primeira vez em Portugal que, de uma forma organizada, os serviços municipais de proteção civil se encontrarão num espaço único para debater questões que preocupam o setor.

A Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias da ULP organiza, numa iniciativa inédita no nosso país, o I Encontro Nacional de na área de Serviços municipais de Proteção Civil. Até à data está já confirmada a participação de mais de 200 pessoas, todas ligadas ao setor.

O principal objetivo é iniciar um debate nacional para um enquadramento dos Serviços Municipais de Proteção Civil no âmbito das autarquias e no próprio Sistema, lançando bases para a criação de uma rede cooperativa entre Serviços que desenvolvem um papel que vai além do próprio território da sua intervenção.

Trata-se fundamentalmente de uma reunião de e para técnicos e decisores comprometidos com o bem comum municipal.

Pretende-se com este congresso possibilitar aos participantes uma reflexão e debate conjuntos, sobre os mais diversos temas, sejam eles orientados para a área organizacional, estratégica, operacional – ou de enquadramento funcional – dos serviços municipais de proteção civil.

Serão proferidas várias comunicações orais sobre temas previamente selecionados em função das respostas adquiridas através de um inquérito que circulou por todos os Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) por todo o país.

Como estímulo adicional à participação, serão afixados pósteres desenvolvidos pelos SMPC e várias sessões de formação. Tudo isto irá funcionar como um ponto de encontro, de aquisição e de troca de experiências – ou de simples contacto – entre toda uma comunidade de enorme relevância nacional.

Ao longo das diferentes sessões serão discutidos temas como a organização estratégica dos SMPC, a problemática dos incêndios florestais em Portugal, planeamento e organização da emergência/exercícios de proteção civil, segurança contra incêndios em edifícios e inclusivamente uma análise ao nível de como deve ser feita a sensibilização e comunicação nesta área (entre outros).

Dada a pertinência e atualidade do tema, principalmente devido ao grande flagelo dos incêndios florestais e habitacionais (temas em debate neste congresso) verificado mais uma vez este ano em Portugal, agradecemos toda a cobertura noticiosa que possam fazer a evento, contribuindo assim para um maior esclarecimento e sensibilização na área da proteção civil, que nos abrange direta ou indiretamente a todos.

A oferta na área da formação é a seguinte:

–   Planeamento e execução de exercícios de Proteção Civil

–   Segurança de eventos de âmbito municipal

–   Soluções Open Source para SIG

–   “Quantum GIS – a solução integrada para SIG’s Municipais”

 

O programa detalhado do Encontro está disponível aqui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *