Évora, Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade em Évora

A Comissão Europeia lança, em 2012, a 11ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e a 13ª do Dia Europeu sem Carros (DESC), projeto Europeu ao qual Portugal vem aderindo desde a sua primeira edição, em 2000.

 

Como habitualmente a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) decorrerá entre os dias 16 e 22 de Setembro, encerrando a iniciativa com o “Dia Europeu sem Carros” (DESC) período em que os diversos municípios aderentes desenvolverão uma séria de atividades no âmbito da mobilidade sustentável e, mais concretamente, focalizadas no tema transversal deste ano: “Avançando na Direção Certa”.

 

Em Évora, cidade que foi uma das sete pioneiras que em 2000 aderiu ao DESC, a Câmara Municipal, juntamente com o GARE, a Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade do Centro de Saúde de Évora, a GNR, o SITEE e a Rádio Telefonia, preparou um programa diversificado, cujo público-alvo são os jovens em idade escolar, numa lógica pedagógica, dando-se assim corpo ao tema deste ano.

 

Desta forma, destaque para o dia 18, terça-feira, altura em que terá lugar no centro histórico uma ação de sensibilização para as boas práticas de estacionamento e comportamento cívico, durante a qual alguns alunos serão convidados a desempenhar a função de fiscal de trânsito por algumas horas.

 

Um debate radiofónico sobre mobilidade, uma exposição, um Caça ao Tesouro e um rastreio de aptidão para a atividade física, são outras das iniciativas previstas para a Semana Europeia da Mobilidade.

 

No Dia Europeu Sem Carros, a edilidade irá novamente fechar ao trânsito automóvel não prioritário as seguintes artérias: Rua D. Isabel, Largo Alexandre Herculano, Rua Vasco da Gama, Largo Marquês de Marialva, Largo Conde de Vila Flor, Rua Francisco Soares Lusi­tano e Rua de Valdevinos, a partir do entroncamento com o Pátio do Salema; a circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e a veículos não poluentes.

 

Esta data será ainda assinalada com a instalação de uma zona de estacionamento para bicicletas na Praça do Giraldo, através da introdução de um suporte para o efeito e de sinalização ver­tical apropriada.

 

 

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade em Évora é o seguinte:

 

 

17 DE SETEMBRO

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS FINAIS DO PROJETO PASSOS SEGUROS

Local: Edifício dos paços do Concelho | Org: CME

 

18 DE SETEMBRO

“FISCAL POR 1 DIA” – AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS BOAS PRÁ­TICAS DE ESTACIONAMENTO E COMPORTAMENTO CÍVICO, ONDE AL­GUNS ALUNOS SERÃO CONVIDADOS A VESTIR O PAPEL DE FISCAIS POR 1 DIA.

Org: SITEE e CME

 

19 DE SETEMBRO

16H00 – DEBATE RADIOFÓNICO (RÁDIO TELEFONIA) – “MOBILIDADE PARA TODOS?”

Org: GARE

 

20 DE SETEMBRO

9H30/12H RASTREIO DE AVALIAÇÃO SUMARIA DA APTIDÃO

PARA INICIAR A ATIVIDADE FÍSICA

Local: Praça do Giraldo | Org: Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade do Centro de Saúde de Évora e CME-DD

 

21 DE SETEMBRO

“À DESCOBERTA DE UM TESOURO PERDIDO!” – CAÇA AO TESOURO

Local: Centro Histórico de Évora

Org: CME

 

22 DE SETEMBRO

8H00 ÀS 20H00 – “NA CIDADE SEM O MEU CARRO!”

ZSTA – Zona Sem Trânsito Automóvel: Rua D. Isabel, Largo Alexandre Herculano, Rua Vasco da Gama, Largo Marquês de Marialva, Largo Conde de Vila Flor, Rua Francisco Soares Lusi­tano e Rua de Valdevinos, a partir do entroncamento com o Pátio do Salema; a circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e a veículos não poluentes.

 

Como medida permanente será criada uma zona de estacionamento para bicicletas na Praça do Giraldo, através da introdução de um suporte para o efeito e de sinalização ver­tical apropriada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *