Peso da Régua, Sociedade

Passeio sénior 2012 contou com 2000 participantes – Peso da Régua

O Passeio Sénior 2012 teve como destino a Nazaré, com eucaristia celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e almoço-convívio em Boubã. A iniciativa contou com a participação de cerca de 2.000 seniores, em representação das doze freguesias do concelho. À semelhança do ano transato, com vista a maior rentabilização da frota de autocarros do Município, o Passeio Sénior contemplou três viagens: no dia 3 de setembro participaram as freguesias de Canelas, Covelinhas, Galafura, Poiares e Vilarinho dos Freires; no dia 5 de setembro participaram as freguesias de Loureiro, Moura Morta, Peso da Régua e Vinhós e no dia 7 de setembro participaram as freguesias de Godim, Fontelas e Sedielos. O almoço-convívio mostrou que a idade não é um fator condicionante ao bem-estar de cada um. A alegria dos seniores que participaram nesta iniciativa é a prova cabal de que o importante é viver bem e feliz.

O isolamento é um fenómeno preocupante que no interior do país ganha uma dimensão maior. Este é um dos motivos do esforço encetado para a realização do Passeio Sénior em 2012. Em resultado da conjuntura económica nacional, o Município do Peso da Régua impôs restrições nas despesas, por forma a garantir uma gestão equilibrada. Contudo, essas limitações não foram alargadas à área de ação social, uma vez que o trabalho de proximidade desenvolvido até aqui, deve ser fortalecido, de modo a poder existir uma resposta eficaz, sempre que possível, por parte do Município. Os reguenses estão no centro das políticas de trabalho, com prioridade para aqueles que necessitam de ajuda. Neste contexto, é importante cuidar dos menos jovens, daqueles que deram o melhor de si a este concelho, como forma de recompensa dessa dedicação.

O Passeio Sénior integra a política social do Município do Peso da Régua que pretende continuara a dinamizar ações, em parceria com as Juntas de Freguesia e as Instituições de Solidariedade Social, com o objetivo de atenuar o isolamento social, promover a autonomia do idoso e, consequentemente, a sua integração no meio envolvente. Os destinos do Passeio Sénior têm sido diversificados, no intuito de dar a conhecer lugares emblemáticos de Portugal: Santuário do Sameiro – Braga, em 2006; Convento de Santa Clara-a-Nova – Coimbra, em 2007; Serra das Estrela, em 2008; Santuário de Fátima, em 2009; Santiago de Compostela, em 2010 e Santuário de Santa Luzia – Viana do Castelo, em 2011, foram os outros destinos. O Passeio Sénior é a única oportunidade para muitos dos participantes saírem da freguesia onde residem e conhecerem outros locais.

À semelhança dos anos transatos, esta iniciativa contou com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Quero agradecer a pelo menos três homens que me ajudaram a lidar com uma situação dramática da minha vida, há qual eu íria resolver da pior forma.

    Obrigado e Bem Hajam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *