Desporto, Portimão

Fly-in Portimão homenageia pilotos recentemente falecidos

Portimão recebe nos dias 15 e 16 de setembro o 1º Encontro Fly-in, que tem como objetivo recordar pilotos de aeronaves recentemente falecidos e permitir o convívio de pilotos e entusiastas da aviação ligeira.

 

A razão de ser deste encontro prende-se com o acidente ocorrido a 2 de junho passado na Azóia, perto do Cabo da Roca, quando se despenhou uma aeronave ultraligeira que voava para Lagos, tendo falecido os ocupantes Custódio Murta e Paulo Gonçalves, ambos algarvios.

 

Dias depois, a 26 de junho, em Matarraque, S. Domingos de Rana, despenhava-se uma aeronave de instrução falecendo igualmente os seus dois ocupantes, um deles o aluno João Leal, membro da família fundadora de uma das mais importantes empresas de aviação geral portuguesas, e que estava profissionalmente ligado ao aeródromo de Portimão através da empresa Aero Vip do grupo Seven Air.

 

Estes dois acidentes em particular marcaram dramaticamente o ano aeronáutico de 2012, impressionando fortemente a comunidade de pilotos portugueses, o que levou Paulo Cunha, também ligado a Portimão, a organizar este encontro para evocar os falecidos.

 

A escolha de Portimão tem a ver com o aeródromo a que estavam ligados profissionalmente Paulo Gonçalves e João Leal, enquanto Custódio Murta tinha a sua aeronave em Lagos o que reforça a escolha de um aeródromo algarvio para este Fly-in, onde se espera a participação de cerca de 35 aeronaves, entre ultraleves e aviões ligeiros vindos de vários pontos do país e da vizinha Espanha.

 

De referir que no dia 15, às 12h30, será inaugurada a loja João Leal nas instalações do Aeródromo Municipal de Portimão, o que representará a concretização de um projeto daquele malogrado piloto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *