Desporto

Liga MEO Prosurf 2012: Melhores surfistas nacionais de regresso à competição em Setembro

No final deste mês, o circuito que define os campeões nacionais de surf masculino e feminino estará de volta, para as duas últimas etapas e a atribuição dos títulos deste ano.

 

Após quatro meses de intervalo – uma pausa de Verão que permitiu aos melhores surfistas nacionais participarem nas provas internacionais que decorreram um pouco por todo o mundo com resultados muito positivos – a Liga MEO Prosurf regressa entre os dias 28 e 30 de Setembro, na Figueira da Foz, para a quarta etapa (MEO Figueira Pro), seguindo-se a quinta e última (Caixa Geral de Depósitos Peniche Pro), logo no primeiro fim-de-semana de Outubro, em Peniche.

 

No ranking masculino, o actual campeão nacional, Vasco Ribeiro, de 17 anos, lidera confortavelmente e é o principal candidato ao título novamente, depois de duas vitórias e um segundo lugar nas três primeiras etapas. Embora possa conquistar o título por antecipação já na Figueira, caso volte a conseguir um bom resultado, “Vasquinho” tem a forte concorrência do amigo e também ainda júnior Frederico Morais, vencedor da primeira etapa do ano, na Ericeira. Mas atletas como Filipe Jervis, José Ferreira, Ruben Gonzalez, Justin Mujica, Gonzalo Zubizarreta ou Marlon Lipke podem também surpreender.

 

Nas senhoras, a também campeã nacional, Maria Abecasis, lidera o ranking, já com quatro finais mas apenas uma vitória. A muito jovem Keshia Eyre segue-a agora de bastante perto, após a vitória na quarta prova feminina do ano (um evento especial, realizado recentemente, em Ílhavo), a sua segunda em 2012. Mas a atribuição do título feminino deste ano está muito renhida, com Francisca Santos, Joana Rocha ou Ana Sarmento a terem também uma palavra a dizer.

 

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas, referiu que “é com grande expectativa que vamos entrar na recta final da Liga MEO Prosurf 2012. Primeiro porque vamos encontrar um nível de surf renovado por parte dos surfistas depois da perna europeia do circuito mundial, segundo porque tanto a Figueira da Foz como Peniche são praias reconhecidas pela sua qualidade de ondas e já receberam (a primeira) ou recebem (a segunda) provas da elite do surf mundial e, por fim, porque o período entre Setembro e início de Outubro é quando as primeiras ondulações de Inverno começam a chegar regularmente e com alta qualidade.”

 

A etapa da Figueira da Foz, num regresso sempre desejado a um dos palcos mais queridos do surf nacional, será a terceira e última prova a contar para a MINI Triple Crown, um troféu especial dentro da Liga MEO Prosurf que atribui o usufruto de um automóvel MINI Coutryman ao melhor atleta masculino e outro automóvel MINI à melhor atleta feminina no cômputo geral de três das suas etapas – Cascais, Porto e Figueira da Foz. Vasco Ribeiro lidera claramente no masculino, enquanto Maria Abecasis e Francisca Santos se encontram empatadas no feminino.

 

Apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro, em Peniche, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro. Vasco Ribeiro também lidera este troféu, com Justin Mujica no segundo posto, Frederico Morais no terceiro, Filipe Jervis no quarto e Ruben Gonzalez no quinto. Gony Zubizarreta, João Guedes, José Ferreira, Eduardo Fernandes e Marlon Lipke completam o actual Top 10.

 

Como não poderia deixar de ser, todas as etapas da Liga MEO Prosurf têm transmissão em directo para os assinantes do MEO por ADSL ou Fibra, na aplicação MEO Surf, através do botão azul no MEO Interativo; pela internet, em www.meo.pt/surf; bem como na TVI, através de resumos diários. Três formas de ver ou rever confortavelmente toda a acção dos melhores surfistas nacionais.

 

A Liga MEO Prosurf 2012 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Spot da Media Capital Entertainment, com o patrocínio do MEO, do Moche, da MINI e da Caixa Geral de Depósitos, os media partners TVI, Cidade FM, Go-S.TV, GTV e Puro Feeling, bem como os apoios do Sapo.pt, Surftotal, Surf Portugal, ONFIRE, Beachcam, Oceanlook e SurFisio.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *