Lamego, Sociedade

Saudade marca reencontro dos antigos alunos do Liceu de Lamego

O encontro informal realizado este ano pelo núcleo do Porto dos antigos alunos do Liceu de Lamego foi dominado pelo desfiar das memórias que este estabelecimento de ensino deixou impresso na vida dos participantes. Organizada durante as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, esta reunião, que já vai na sua décima edição, integrou uma romagem ao cemitério de Santa Cruz para deposição de uma coroa de flores, antecedida pela celebração de uma missa solene na Igreja de Santa Cruz por alma dos professores, alunos e funcionários já falecidos. O encontro encerrou com a realização de um grande almoço de confraternização no ginásio do Liceu Latino Coelho que contou com a presença, entre outras personalidades, de Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego.

Na génese dos encontros anuais que os antigos alunos do Liceu organizam em Lamego, sob a batuta de Pinheiro da Mota, esteve a realização de um almoço mensal na cidade do Porto por parte de um pequeno grupo de pessoas que estudaram ali na década de cinquenta. Com um número crescente de aderentes, estes almoços constituíram a matriz do movimento de recuperação da memória dos tempos vividos no Liceu e que já atravessaram várias gerações. Com o passar dos anos, este reencontro também tem ajudado a estabelecer uma ligação afetiva com os lamecenses.
Este ano, o grupo de antigos estudantes homenageou o professor Orlando Lourenço, com a oferta de uma pintura a óleo da autoria de Alexandre Magno.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *