Póvoa de Varzim, Sociedade

Recolha de lixo em Rates pela preservação do ambiente na Póvoa de Varzim

Há já alguns anos que o terceiro fim de semana de setembro é sinónimo de recolha de lixo, em todo o mundo. Perto de 35 milhões de pessoas, de cerca de 130 países, unem-se num movimento voluntário e global, designado Clean up the World, que visa chamar a atenção da população de um flagelo bastante ameaçador: o lixo.

A Póvoa de Varzim, mais uma vez, resolveu não ficar de fora. De facto, desde 1998 que esta iniciativa percorre as várias freguesias do município, nesta altura. Este ano a freguesia escolhida foi S. Pedro de Rates que, desafiada pelo Pelouro do Ambiente aceitou ser o alvo para esta ação, que será desempenhada, maioritariamente, por crianças e jovens, na sexta-feira, 14. Uma atitude de manifesta atenção e interesse pela preservação do meio ambiente, na luta pela poluição.

Como já foi referido, a Câmara Municipal participa na iniciativa desde 1998, primeiro através do projeto Ecosfera, do jornal Púbico, depois, a partir de 2004, como diretamente afiliada da organização “Clean up the World”. Fundada por Ian Kiernan, um navegador australiano que, percorrendo o mundo, ficou chocado com a quantidade de lixo existente, “Clean up the World” iniciou a atividade em 1989 com a limpeza da Baía de Sidney. Ganhou novo fôlego, em 1993, com a colaboração das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), espalhando-se a iniciativa por todo o mundo. Desde o começo da campanha, já foram recolhidos à volta de 3.574.991 toneladas de lixo.

Para mais informações, os interessados podem visitar a página  http://www.cleanuptheworld.org.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *