Cultura, Palmela

Câmara de Palmela e Direção Geral do Património Cultural promovem Encontro Internacional

A Câmara Municipal de Palmela, através do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS), e a Direção Geral do Património Cultural promovem, em parceria, o Encontro Internacional “Castelos das Ordens Militares”, a decorrer entre 10 e 13 de outubro, no Convento de Cristo, em Tomar.

O Encontro reunirá investigadores prestigiados do universo das Ordens Militares para discussão das dimensões histórica, arquitetónica e arqueológica dos castelos dessas ordens, impulsionando a investigação e a divulgação deste tipo de estruturas e as problemáticas associadas.

Fortificações da Ordem Teutónica; Fortificações das Ordens Militares Ibéricas; Fortificações da Ordem do Templo e da Ordem do Hospital; Fortificações, processos de territorialização e de militarização são os subtemas das comunicações que integram o programa do encontro, que inclui, ainda, visitas ao Convento de Cristo, à Igreja de Santa Maria do Olival, ao Castelo de Almourol, à Quinta da Cardiga e à Torre de Dornes.

A participação da autarquia na organização do encontro surge no âmbito da vasta experiência na realização dos Encontros sobre Ordens Militares, em Palmela, bem como do Simpósio Internacional sobre Castelos, realizado em 2000. Trata-se de uma parceria que revela o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no município, em torno do estudo sobre as Ordens Militares e, em particular, sobre a Ordem de Santiago.

As inscrições para assistentes são gratuitas e abrem a 10 de Setembro (mais informação em www.cm-palmela.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *