Desporto, Vagos

Praia do Areão recebe Torneio de Ultimate Fresbee em Vagos

No próximo fim de semana, nos dias 8 e 9 de setembro de 2012, a Praia do Areão recebe o torneio “Silver Coast Hat 2012”, um torneio de Ultimate Frisbee, organizado pelos “Gambozinhos” e que tem o apoio da Câmara Municipal de Vagos. O torneio, decorre, no sábado, entre as 10h e as 19h e, no domingo, entre as 10h e as 15h.

“Este é um torneio no formato “Hat”, como é denominado na gíria do Ultimate. Neste tipo de torneio os jogadores são distribuídos aleatoriamente pelas equipas e tem como principal objetivo promover o convívio entre jogadores de diferentes locais, bem como a troca de experiências e transmissão de conhecimentos, entre jogadores mais experientes e iniciantes. É, portanto, um evento mais lúdico e formativo do que propriamente competitivo.

Este torneio tem como objetivo divulgar mais este desporto localmente e atrair alguns jogadores de outras localidades, dando a conhecer um pouco mais da região de Aveiro.”

O que é o Ultimate?

“O Ultimate é um desporto de equipas que se joga com um disco (vulgo Frisbee), sendo ainda muito pouco conhecido em Portugal, onde conta apenas com cerca de 100 jogadores regulares, em todo o país. É um desporto amador, de não-contacto, que se caracteriza pela existência de um forte espirito de fairplay, demonstrado pelo facto de não existirem árbitros, são os próprios jogadores que se auto-arbitram. Pode ser jogado em praia, relva ou pavilhão, mas a vertente mais popular em Portugal é a de praia, que se joga 5 contra 5 num campo com 75x25m, com duas áreas de marcação de cada lado (semelhante a um campo de rugby, sem as balizas) e cujo objetivo é passar o disco entre os jogadores da mesma equipa, até chegar à área contrária, sem deixar cair o disco no chão e quem tem o disco na mão não pode correr.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *