Desporto

Jovem do BTT lidera Futuro

David Rodrigues é o primeiro camisola amarela da 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, depois de vencer a etapa inaugural em Oliveira do Bairro. O corredor da ASC/KTM/Vitória destacou-se de um grupo de sete homens que estavam em fuga há vários quilómetros e na chegada ao coração da bairrada atacou no início da ligeira subida que conduzia à linha de meta.

Rafael Silva (Liberty Seguros/Stª Maria Feira) e António Barbio (Mortágua) terminaram na segunda e terceira posição. Com a bonificação de chegada, David Rodrigues, de 21 anos, natural da Guarda e quarto classificado no Campeonato Nacional de BTT, comanda a prova com três segundos de vantagem.

A partida desta primeira etapa aconteceu em Águeda, cidade com enormes tradições nas duas rodas. Os termómetros marcavam 35º graus no momento da saída do pelotão, a meio da tarde. Depois da largada, o pelotão enfrentou uma etapa curta de 87,4 quilómetros, mas de imenso calor com uma passagem difícil em Talhadas, a meio da distância, onde estava um prémio de montanha de 2ª categoria ganho por Rui Barros. Sendo a única contagem de montanha, o corredor da ASC/KTM/Vitória garantia, desde logo, a camisola azul dos trepadores. Rui Barros na passagem pelo alto de Talhadas estava integrado num grupo mais adiantado relativamente ao pelotão. De um grupo inicial de 13 homens em fuga sobreviveram os sete que chegariam primeiro a Oliveira do Bairro.

Estão a participar na 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros as sete equipas nacionais do escalão sub23: Louletano/Dunas Douradas, Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, Mortágua, Liberty Seguros/Feira/Specialized, OFM /Valongo, ASC/KTM / Vitória e Maia. A somar a este lote somam-se ainda os espanhóis da equipa galega CC Spol/NovaCaixa Galicia.

Os quilómetros desta quarta-feira foram os primeiros de cinco dias de competição que se estendem até ao próximo domingo quando terminar a provar no alto do Parque Eólico da Carvoeira, em Torres Vedras. Organizada pela Lagos Sports, a Volta a Portugal do Futuro está agora a comemorar  20 anos tendo ao longo dos anos projectado as luzes da ribalta para nomes como Joaquim Gomes e José Azevedo, entre outros. Gomes, o vencedor da edição inaugural da prova, em 1993, é o o actual director da competição.

No litoral sempre a rolar

A jovem e colorida caravana da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros parte esta quinta-feira de Oliveira do Bairro para o segundo dia de competição. Pelas 12 horas, bicicletas e corredores fazem-se à estrada para cumprir 124,5 quilómetros que os vão levar até à cidade do vidro, a Marinha Grande. Será uma etapa destinada aos roladores desenhada sem dificuldades de montanha que na zona da Praia de Vieira – Pedrogão, a cerca de 20 quilómetros da chegada vai avistar o mar.

Quinta-feira, 6 Setembro

 

2ª Etapa – 124,5Km

Partida: 12h00 – Oliveira do Bairro

Chegada: 15h15 (horário previsto) – Marinha Grande

 

 

A 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio das autarquias de Águeda, Oliveira do Bairro, Marinha Grande, Pombal, Sertã, Rio Maior e Torres Vedras sendo a família de patrocinadores composta pela Liberty Seguros, Banco Bic, Kia, RTP, Sical, O Jogo, Jornal de Noticias, draftFCB, RR, JCDecaux, Copigés, Shimano, Dietsport/Powerbar, Fonte Viva, Cision, Fullwear e Instituto Geográfico do Exército.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *