Educação

500 estudantes internacionais a caminho da FEUP

É a maior participação de estudantes internacionais de sempre, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Ao todo, para este ano letivo de 2012/2013, o número de estudantes estrangeiros duplicou relativamente aos anos anteriores, situando-se agora em 500 inscritos. Para assinalar o arranque do novo ano e acolher estes estudantes internacionais, a Faculdade de Engenharia organiza, dias 6 e 7 de setembro, uma sessão de boas-vindas.

 

 

Porto, 5 de setembro 2012 – Chama-se “Orientation Days”, vai decorrer nos próximos dias 6 e 7 de Setembro, e tem como objetivo dar as boas-vindas aos cerca de 500 estudantes internacionais que escolheram a Faculdade de Engenharia como 1ª opção para um programa de mobilidade no âmbito dos programas ERASMUS, Ciência sem Fronteiras, Erasmus MUNDUS, e ainda alguns acordos com outras universidades estrangeiras, nomeadamente dos EUA. Trata-se da maior participação de estudantes internacionais de sempre, correspondendo a 30% do total de candidatos para as áreas de engenharia a nível nacional, no que se refere ao novo programa Ciência sem Fronteiras, um programa do governo brasileiro que visa promover a internacionalização da ciência e tecnologia através do intercâmbio e da mobilidade internacional.

 

As atividades previstas para os “Orientation Days” incluem sessões de apresentação da faculdade, bem como dos principais grupos estudantis ligados à FEUP. Do programa faz parte também uma visita ao campus para que os estudantes possam conhecer os espaços comuns da faculdade e a participação num snack internacional que funcionará como confraternização intercultural e que contará com a colaboração de todos os estudantes através da partilha de iguarias e pratos típicos dos seus países. O 2º dia de atividades será totalmente preenchido com um programa cultural que inclui uma visita ao centro da cidade do Porto e às emblemáticas caves do vinho do Porto.

 

De acordo com Rosário Trindade, responsável pela Divisão de Cooperação da FEUP, o êxito na campanha deste ano dos programas de mobilidade para estudantes estrangeiros “deve-se, em grande parte,  a uma relação de longa data que tem vindo a ser desenvolvida entre a Faculdade de Engenharia e as melhores escolas técnicas do Brasil e à liderança que a U. Porto tem prosseguido na mobilidade internacional”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *