Sociedade, Vila Real de Santo António

Mariscadores de arrasto da Baía de Monte Gordo criam associação para defender atividade – VRSA

Os mariscadores de arrasto da Baía de Monte Gordo já dispõem de uma associação organizada para os representar nas matérias relacionadas com a profissão.

 

O passo foi dado na passada sexta-feira, com a fundação da Associação de Mariscadores de Arrasto de Cintura da Baía de Monte Gordo, ato que foi formalizado na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real de Santo António.

 

A medida contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, entidade colaborante na fundação da associação, tendo em conta a importância desta atividade no sustento de dezenas de famílias e no próprio tecido económico do concelho.

 

A fundação desta nova coletividade responde também a uma antiga aspiração e visa colmatar uma lacuna até agora sentida pelos profissionais do arrasto uma vez que, apesar de já existirem estruturas associativas locais dedicadas à pesca e aos armadores, nenhuma estava exclusivamente centrada na defesa dos mariscadores de arrasto.

 

Além da representatividade dos associados nas matérias relacionadas com a mariscagem, a nova entidade propõe-se ainda a promover a apanha da conquilha, de forma harmoniosa, respeitando quer o direito à sua prática, quer a sua preservação sustentada por razões sócio-ambientais.

 

Por outro lado, procurará impulsionar a realização de atividades que promovam a dignificação da apanha da conquilha enquanto arte de pesca local e colaborará com entidades públicas e privadas que visem a preservação da arte de mariscar através de arrastos de cintura.

 

A associação compromete-se igualmente a apoiar e realizar manifestações culturais, científicas, desportivas ou festivas que se revelem de interesse para o concelho, cooperando com outras associações de mariscadores e pescadores ou com entidades oficiais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *