Turismo, Vila do Bispo

I Festival do Perceve animou Vila do Bispo

Foi com grande entusiasmo que a população e visitantes ocorreram ao “I Festival do Perceve”, no fim de semana de 31 de agosto a 2 de setembro, para saciar o apetite com o que de melhor o concelho tem para oferecer a nível gastronómico.

Assim, perceves,lapas, burgaus, mexilhões, moreia frita, navalheiras, papas de xerém e polvo foram algumas das iguarias gastronómicas que o certame teve para oferecer ao elevado número de pessoas que passaram pelo evento ao longo dos três dias, no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente de Vila do Bispo.

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, o humorista Fernando Mendes, o cantor Pedro Barroso e o empresário da terra, José  Sousa Cintra foram algumas das figuras públicas que passaram pelo Festival para saborear os afamados perceves.

No decorrer do certame, organizado pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, foram vendidas várias centenas de marisco de alta qualidade.

Segundo a organização o evento superou todas as espectativas, pois o número de visitantes foi muito superior ao inicialmente previsto conseguindo assim atingir os objetivos do Festival, promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

No decorrer da festa, além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival contou também com muita animação musical, com os grupos Tokamaki,Vítor Sérgio e Malta Fixe e João Paulo Cavaco e ainda do acordeonista Marco Filipe.

Integrado na programação do I Festival do Perceve, decorreu ainda no dia 1 de setembro o 3º  Endurocross do Infante, iniciativa que contou com a participação de 20 pilotos.

Luis Oliveira, campeão nacional da modalidade foi o grande vencedor desta prova de desporto radical. Fábio Torres, António Oliveira e Eduardo Vieira foram o 2º, 3º e 4º classificados respetivamente.

Organizada pelo Paintball Clube de Vila do Bispo com o apoio da Câmara Municipal a prova contou com cerca de 1000 espectadores.

Recorde-se que os perceves (Pollicipes pollicipes) família dos crustáceos é um marisco de grande importância na economia e gastronomia local. Muitos marisqueiros dedicam-se à apanha e comercialização profissional deste marisco.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *