Desporto, Nisa

Ação de formação de Orientação em Nisa

A 5 e 6 de Setembro vai decorrer em Nisa uma Ação de Formação de Orientação ministrada pelo Grupo Desportivo dos Quatro  Caminhos – GD4C. A acção de formação, é organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Nisa e pelo GD4C e é homologada pela Federação Portuguesa de Orientação.

A ação é dirigida aos interessados na iniciação da modalidade e tem como público-alvo: – professores licenciados em Educação Física; – Agentes desportivos que organizem atividades de ar livre; – Novos praticantes  e amantes do contacto com a Natureza.

A ação terá uma parte teórico-prática em sala com apresentação multimédia e uma parte prática. A parte teórica vai decorrer nas instalações do Complexo Termal da Fadagosa de Nisa e componente prática ocorrerá em Arês. A ação inclui acompanhamento por  monitores, bibliografia de apoio e mapas, devendo os formandos ser portadores de uma bússola e uma muda de roupa completa para a parte prática. O número de inscrições é limitado ao máximo de 35 formandos e a taxa de inscrição é gratuita.

No sítio na Internet do GD4C ( http://www.gd4caminhos.com ) estão disponíveis informações complementares e é possível fazer a inscrição on-line ( http://goo.gl/krOsD )

Programa Ação de formação de Orientação em Nisa

1º  Dia – 05 de Setembro

09:00 – Receção, entrega de documentação
09:30 – Apresentação, enquadramento da modalidade / Atividade, Jogos didáticos
10:00 – História e organização da modalidade
10:30 – Intervalo
10:45 – Noção de planificação, Localização e orientação do mapa através de pontos de referência, Automatização do gesto (localização e orientação permanente do mapa)
11:30 – Leitura e interpretação do mapa, legenda e simbologia
12:30 – Intervalo (almoço)
14:00 – Sinalética especifica de Orientação
15:00 – Noção das distâncias e escalas
16:00 – Introdução da bússola
16:30 – Realização de um percurso formal
18:00 – Final

2º  Dia – 06 de Setembro

09:30 – Realização de um percurso formal (Arês)
12:00 – Encerramento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *