Sociedade, Turismo, Vagos

Vagos com “marca bairradina” no centro de Vagos

E o pórtico da Bairrada, em forma de rolha gigante, já se encontra colocado no centro de Vagos, a cumprir o seu objetivo “marcar Vagos como parte da região bairradina”, de acordo com as palavras de Jorge Sampaio, Presidente da Associação da Rota da Barrada. “É o terceiro pórtico a ser inaugurado, depois de Oliveira do Bairro e Aveiro e, até ao final de setembro, os restantes cinco municípios pertencentes à região da bairrada receberão este pórtico”, afirma o presidente da Associação.

A conceção e instalação de pórticos e outdoors faz parte do “Projeto de Dinamização da Bairrada”, financiado pelo FEDER no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 QREN, e promovido pela Associação Rota da Bairrada, da qual o Município de Vagos é associado

Os pórticos, em forma de rolha de espumante, e os outdoors, com o slogan “Unlimited Colours of Bairrada”, visam identificar as principais entradas do território da bairrada e despertar a curiosidade dos que visitam ou se deslocam aos oito concelhos da bairrada (Águeda, Anadia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos).

A escolha da rolha, como símbolo identificativo, “deve-se à evocação da epopeia Bairradina da criação do primeiro espumante em Portugal em finais do seculo XIX. Uma rolha cuja monumentalidade estética e plástica resgata o papel fulcral de todos os produtores-engarrafadores, caves e Municípios da Região na divulgação, promoção e valorização de um dos principais ex-libris vínicos de Portugal – o Espumante Bairrada”.

O projeto segue, assim, o seu caminho e estão já previstas outras ações, com destaque para o Guia Turístico, o Filme Promocional e o Projeto de Sinalização Turística, da Região da Bairrada. De lembrar que foram já implementadas outras ações, entre as quais o Portal da Bairrada, que integra a oferta turística da região assente na gastronomia e vinhos. Com uma forte componente tecnológica, permite ao visitante conhecer a Região da Bairrada, desde a visita às caves e adegas, os seus vinhos, património, cultura, natureza, entre outros recursos. Integrar os recursos, estruturar a oferta e planear a viagem à Bairrada é o que se pretende com este Portal. O Portal foi lançado em português, mas para breve estão planeadas versões em inglês, espanhol e francês. Visite o portal em www.rotadabairrada.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *