Cultura, Sintra, Turismo

Feira Setecentista de Queluz – Sintra

Inserida na marca Sintra Capital do Romantismo, o Largo do Palácio Nacional de Queluz acolhe no dia 14, 15 e 16 de setembro de 2012 a Feira Setecentista de Queluz.

 

Com o casamento do Infante D. Pedro com a sua sobrinha e futura rainha D. Maria I, o Palácio de Queluz sofre grandes alterações com vista a adaptar a casa de veraneio a residência real que mais tarde viria a ser sede da corte portuguesa.

 

A povoação de Queluz viria a ser palco de grandiosos festejos nos seus jardins para um grupo restrito de pessoas a quem era permitida a entrada no Paço, enquanto o povo e todos os que não lhe tinham acesso festejavam à sua maneira nos espaços exteriores. As feiras e mercados no séc. XVIII eram assim, para além de locais privilegiados de comércio, locais de encontro e de festa.

 

Esta é a recriação histórica que se pretende com a Feira Setecentista de Queluz, com animação permanente em todo o recinto. Artesãos e comerciantes nacionais e estrangeiros recriam ofícios antigos, em risco de desaparecimento, enquanto legado patrimonial coletivo.

 

Trata-se de uma excelente oportunidade de viajar à época setecentista, período de apogeu do Palácio Nacional de Queluz.

 

A Feira Setecentista de Queluz conta este ano com um espaço ampliado, com cerca de 5.700m2, 131 participantes numa disposição melhorada e terá o seguinte horário de funcionamento:

14 setembro – 18h00 às 24h00

15 setembro – 13h00 às 24h00

16 setembro – 13h00 às 23h30

 

O acesso é livre e gratuito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *