Cultura, Nisa

Exposição de artesanato tradicional “Rendas de Frioleiras de Rosário São Pedro” em Nisa

Na Biblioteca Municipal de Nisa é apresentada durante o mês de Setembro a Exposição “Frioleiras de Rosário São Pedro”.

Rosaria São Pedro é natural da aldeia de Velada, na freguesia de São Matias, concelho de Nisa. Desde sempre que a acompanha o gosto por trabalhos manuais e desde cedo aprendeu a fazer todo o tipo de rendas e bordados típicos da sua região, tendo como mestras a mãe e as irmãs. A beleza das rendas e bordados encantou-a, daí a vontade de aprender a executá-las. Considera as frioleiras como “uma renda de características únicas e de fácil execução e que depois de a obra terminada é de beleza extraordinária”, daí que , no decorrer dos anos,  tenha dedicado muito tempo à arte de as fazer.

Rosário São Pedro orgulha-se de ao longo do seu percurso de vida “ ter contribuído para enriquecer o enxoval de muitas raparigas com os seus trabalhos em renda de frioleias”. Atualmente, embora exerça uma profissão não ligada a esta arte, aproveita as horas vagas para a executar.

Com a exposição que agora apresenta na Biblioteca Municipal pretende “contribuir para que a arte de rendas de frioleiras não cai em esquecimento e mostrar que este tipo de artesanato está bem vivo no concelho de Nisa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *