Desporto

20 Anos a dar Campeões a Portugal

Se Agosto foi mês de Volta a Portugal Liberty Seguros, Setembro é quando se conhecem os Campeões do Futuro, e já lá vão 20 edições! De 5 a 11 de Setembro as estradas nacionais recebem a 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, uma prova por etapas exclusiva para as jovens promessas do ciclismo. Águeda, cidade com enormes tradições nas duas rodas, dará a partida a cinco dias de competição com quase 600 quilómetros que vão terminar com a coroação do vencedor no Parque Eólico da Carvoeira, em Torres Vedras.

A Lagos Sports organiza a competição que ao longo dos anos tem projectado as luzes da ribalta para nomes como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, José Mendes e Filipe Cardoso. Joni Brandão (Liberty Seguros/Stª Maria da Feira) foi o vencedor, em 2011, e alinhou este ano na 74ª Volta Portugal Liberty Seguros pela equipa espanhola Burgos BH/Castilla e Leon.

Integram a caravana da 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros sete equipas nacionais do escalão sub23: Louletano/Dunas Douradas, Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, Mortágua, Liberty Seguros/Feira/Specialized, OFM /Valongo, ASC/KTM / Vitória e Maia. A somar a este lote somam-se os espanhóis da equipa galega CC Spol/Caixanova Galicia.

À Volta do Mapa

A jovem e colorida caravana da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros parte ao princípio da tarde desta quarta-feira, 5 de Setembro, do Parque do Mercado Municipal, junto aos Bombeiros Voluntários de Águeda. Até Oliveira do Bairro, o pelotão terá pela frente 87,5 quilómetros. Esta será a etapa mais curta, mas a meio caminho os corredores serão confrontados com um dos grandes desafios de montanha da Volta, o Prémio de 2ª Categoria em Talhadas.

Ao segundo dia, o pelotão não terá de viajar para longe porque a partida será  dada precisamente em Oliveira do Bairro. Pelas 12 horas, bicicletas e corredores fazem-se à estrada para cumprir 124,5 quilómetros que os levarão até à cidade do vidro, a Marinha Grande. Este será o dia para rolar junto ao litoral sem qualquer dificuldade orográfica.

A terceira etapa da 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros ligará Pombal à Sertã na distância de 124,7 quilómetros. A vida dos sub-23 não será fácil porque terão de ultrapassar dois prémios de montanha de 3ª categoria, e a pouco mais de 13 quilómetros da chegada, uma contagem de montanha de 2ª em Louriceira.

Na Sertã será dada a partida para a tirada de sábado, 8 de Setembro. A caravana concentra-se na Alameda da Carvalha para seguir em direcção a Rio Maior. Esta será a etapa mais longa, quase 155 quilómetros a ligar a região Centro ao Ribatejo.

Para o último dia de prova, domingo, 9 de Setembro, deverão estar reservadas todas as decisões da edição que assinala os 20 anos da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. Os jovens campeões sairão de Rio Maior para o Parque Eólico da Carvoeira, no concelho de Torres Vedras. Serão quase 104 quilómetros e os mais difíceis estão guardados para o final da etapa com dois Prémios de Montanha de 2ª categoria, na Serra de São Julião e depois, a coincidir com a meta final, no alto da freguesia da Carvoeira. Chegados aqui estará encontrada a jovem promessa que vai vestir a última Camisola Amarela da 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Etapa 1 Águeda – Oliveira do Bairro 5 Setembro 87,4 Km
Etapa 2 Oliveira do Bairro – Marinha Grande 6 Setembro 124,5 Km
Etapa 3 Pombal – Sertã 7 Setembro 124,7 Km
Etapa 4 Sertã – Rio Maior 8 Setembro 154,1 Km
Etapa 5 Rio Maior – Carvoeira (Parque Eólico) 9 Setembro 103,8 Km

 

                                                                                                                             Total 594,5 Km 

A 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio das autarquias de Águeda, Oliveira do Bairro, Marinha Grande, Pombal, Sertã, Rio Maior e Torres Vedras sendo a família de patrocinadores composta pela Liberty Seguros, Banco Bic, Kia, RTP, Sical, O Jogo, Jornal de Noticias, draftFCB, RR, JCDecaux, Copigés, Shimano, Dietsport/Powerbar, Fonte Viva, Cision, Fullwear e Instituto Geográfico do Exército.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *