Cultura, Vila Real de Santo António

Embaixador de Cuba em Portugal encerra Encontro de Cultura Cubana em VRSA

O Embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo Carlos González Lerner, irá presidir à cerimónia de encerramento do Encontro de Cultura Cubana 2012, no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António, no sábado, dia 1 de setembro, às 19h30.

 

O evento contará ainda com a presença de Erasmo Lascano López, vice-presidente da Associação Cultural José Martí, entidade que faz parte da «Oficina del Programa Martiano», uma instituição histórico-cultural da República de Cuba destinada a promover os valores de Martí, destacado escritor, pensador e ensaísta.

 

Desde o dia 23 de agosto, Vila Real de Santo António está a apresentar um cartaz de exposições, filmes e conferências que visam estreitar os laços entre a cidade pombalina e a cultura da República de Cuba.

 

A iniciativa dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura (intercâmbio cultural), educação, desporto, medicina desportiva, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

 

A esta proximidade, soma-se o protocolo de geminação estabelecido com a cidade de Playa, em 2006, bem como os acordos de cooperação estabelecidos com os serviços de saúde de Cuba.

 

A arte também marca presença neste evento cultural, estando patente, no Arquivo Histórico Municipal de VRSA, até ao dia 1 de setembro, a exposição «Horizontes», com trabalhos de Eurico Borges, pintor português radicado em Cuba há alguns anos, e Enrique Ávila González, um dos nomes maiores da pintura e escultura cubanas.

 

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada entre as 09h30 e as 21h00 (quinta e sexta-feira). No sábado, estará de portas abertas entre as 15 e as 21h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *