Sociedade

Marque vence “crono” e Blanco está mais perto do “Penta”

David Blanco está mais perto da vitória final na 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros depois do quarto lugar na etapa deste sábado, um contra-relógio entre Pedrógão e Leiria na extensão de 32,4 quilómetros.“Nos primeiros quilómetros tentei ir mais rápido que o Hugo para depois gerir a vantagem. A meio abrandei o ritmo e no final voltei a acelerar. Na aproximação à recta da meta diminuí a velocidade para não ficar sem forças e porque tinha de ter atenção às curvas. Ainda não ganhei (a Volta), e repito o que tenho dito nos outros dias: até ao rabo tudo é touro!”, exclamou o homem que se prepara, este domingo, para festejar a quinta conquista na Volta a Portugal.

À partida para esta penúltima etapa, o principal adversário de Blanco era Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte) que estava a apenas 8 segundos do corredor da Efapel/Glassdrive. O português não conseguiu melhor que a 11ª posição ao gastar mais 14 segundos, o que permitiu a David Blanco aumentar a vantagem na classificação geral para 22 segundos a faltar apenas um dia de competição. Os galegos acabaram por fazer a festa em Leiria porque Alejandro Marque (Carmim/Prio) foi o mais rápido a terminar o crono no centro da cidade com o registo de 38 minutos e 15 segundos, fazendo uma média de 50,8 km/h.

Nos restantes lugares do pódio, Reinardt Van Rensburg (MTN/Qhubeka) fez o segundo melhor tempo do dia com mais 17 segundos que o vencedor e o jovem José Gonçalves (Onda) foi o melhor português em prova na terceira posição a 27 segundos do mais rápido.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Com a amarela mais definida, é ainda preciso acrescentar que Rui Sousa segurou o terceiro lugar passando a ter 57 segundos de diferença. Sousa desde a etapa da Torre já é o virtual vencedor da Camisola Azul Meo do prémio da montanha e só precisa de chegar a Lisboa. David de La Cruz (Caja Rural) conservou a Camisola Laranja RTP. A única alteração nos portadores de camisolas após o contra-relógio aconteceu com a Vermelha Bic (Pontos) que foi novamente conquistada pelo sul-africano Reinardt Van Rensburg (MTN/Qhubeka).

Lisboa vai coroar o Rei da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros

A 10ª e última etapa da Volta é apadrinhada, à partida, pela vila de Sintra. Até ao centro da capital portuguesa serão percorridos quase 150 quilómetros passando por Pêro Pinheiro, Cheleiros e Mafra. A entrada da caravana em Lisboa será feita pela Avenida da Índia e no centro da cidade haverá um circuito entre o Rossio e a Avenida da República que será percorrido seis vezes. A meta instalada na Avenida da Liberdade e o pódio em plena rotunda Marquês de Pombal vai consagrar o vencedor do maior espectáculo velocipédico que animou Portugal nestas duas últimas semanas.

Antes da grande festa se instalar em Lisboa, os cicloturistas voltam a ganhar pedalada no âmbito da Volta ao percorrer as artérias da capital no 2º Passeio da Volta RTP.

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Trânsito Condicionado em Lisboa

A capital alfacinha volta a ser palco de consagração do vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta. Para garantir a segurança dos corredores na chegada à  capital, este domingo, serão efectuados alguns cortes de trânsito.

A partir das 7h00 a circulação vai estar interdita na Rotunda do Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade até ao Rossio. A partir das 15h30, o túnel do Marquês de Pombal estará também encerrado ao trânsito. As zonas envolventes do Saldanha, Amoreiras e Largo do Rato também estarão com acesso condicionado este domingo.

O percurso entre a Rotunda do Marquês e o Estádio do Jamor vai estar encerrado entre as 12h15 e as 14h30, sendo permitidos atravessamentos na Avenida 24 de Julho e na Avenida da Liberdade, enquanto houver condições de segurança.

Domingo, 26 Agosto

10ª  Etapa – 149,5Km

Partida: 13h10 – Sintra

Chegada: 17h10 (horário previsto) – Lisboa

2º  Passeio da Volta RTP

Partida: 12h30 – Lisboa

Chegada: 13h50 (horário previsto) – Lisboa

A 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros conta ainda com o patrocínio oficial do Banco BIC, Meo, RTP, Edp, Kia, Controlauto, Via Verde e Sical, sem esquecer o apoio das câmaras municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oliveira do Hospital, Oliveira do Bairro, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Fafe, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Armamar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Viseu, Gouveia, Sabugal, Guarda, Seia, Leiria, Sintra e Lisboa.

Mais informações em www.volta-portugal.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *