Cultura, Vila Viçosa

Município de Vila Viçosa promove Prémio de Pintura Henrique Pousão

A Câmara Municipal de Vila Viçosa promove uma nova edição do Prémio de Pintura Henrique Pousão, um concurso bianual que tem como principal objectivo estimular os artistas alentejanos e divulgar a identidade cultural e artística local.

Instituído em 1985 pelo Município de Vila Viçosa, este prémio representa já um galardão de referência no panorama da pintura, contribuindo de forma inequívoca para a evocação de Henrique Pousão, ilustre pintor de oitocentos e proeminente figura calipolense que marcou indelevelmente a arte portuguesa.

Ao Prémio de Pintura Henrique Pousão podem concorrer todos os artistas naturais e ou residentes no Alentejo, com o máximo de duas obras inéditas e originais, da sua exclusiva propriedade, sendo condição indispensável que não tenham sido apresentadas a nenhum outro prémio ou concurso e que não estejam incluídas em catálogos ou publicações

Os participantes têm total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

As obras a concurso devem ser assinadas e identificadas com o nome da obra no verso, acompanhadas por ficha de inscrição, a fornecer pelos serviços municipais, e entregues até ao dia 30 de Setembro de 2012 na Unidade Municipal de Educação, Património e Cultura da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

O júri para apreciação dos trabalhos será constituído por três personalidades de reconhecida idoneidade intelectual, sendo um elemento designado pela Assembleia Municipal e os restantes pela Câmara Municipal.

O autor do quadro vencedor será distinguido com um prémio no valor pecuniário de 2.500 euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *