Sociedade, Vila do Bispo

I Festival do Perceve de Vila do Bispo – de 31 de agosto a 2 de setembro

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.

Vila do Bispo recebe o “I Festival do Perceve”, nos próximos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, evento que irá decorrer no Pavilhão da Escola E.B.2,3 de S. Vicente.

Organizada pela Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, com o apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa tem como objetivo promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, o perceve.

Lapas, burgaus, mexilhões e moreia frita são outras das variedades gastronómicas que certamente irão fazer as delícias de todos aqueles que visitem o certame, onde o perceve é o rei.

Nestes três dias de festa, além das iguarias da cozinha Vila-bispense, o Festival contará ainda com animação musical, entre outras atividades, nomeadamente o 3º Endurocross do Infante.

Os perceves são abundantes na Costa Vicentina, mas nem sempre fáceis de apanhar, devido aos locais de difícil acesso onde se encontram. Os marisqueiros descem as falésias para os apanhar, o que é extremamente perigoso dada a inclinação das mesmas. Às vezes a sua vida depende do companheiro que fica em cima, junto à corda de segurança, para apanhar perceves nas rochas, expondo assim as suas vidas a perigos constantes. É considerado como um dos mariscos mais seguros, em termos de qualidade e conservação.

Recorde-se que os perceves (Pollicipes pollicipes) família dos crustáceos é um marisco de grande importância na economia e gastronomia local. Muitos marisqueiros dedicam-se à apanha e comercialização profissional deste marisco. Sendo uma atividade ancestral de enorme relevância é necessário preservar e procurar formas sustentáveis de manter um recurso natural do qual muitas famílias do concelho dependem.

Programa:

31 de agosto (6ª feira)

18h00 – Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

 

21h00 – Espetáculos musicais: Tokamaki

23h00- Acordeonista: Marco Filipe

 

01 de setembro (sábado)

12h00 Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

13h00 – 3º Endurocross do Infante – junto ao Mercado Municipal

Org: Paintball Clube de Vila do Bispo

21h00 Espetáculo musical: Vítor Sérgio e Malta Fixe

02 de setembro (domingo)

12h00- Abertura do recinto

Serviço de refeições (perceves, lapas, burgaus, mexilhões e moreia)

18h00 – Espetáculo musical: João Paulo Cavaco

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *