Desporto

Sabido descansa de amarelo

 O norte-americano Jason McCartney venceu isolado a sexta etapa da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros, competição organizada pela Lagos Sports. Quando se previa Viseu, como palco previsível para uma chegada ao sprint, a equipa norte-americana Unitedealthcare manteve a tendência de vencer etapas com corredores isolados. Depois de Jay Thomson ter ganho destacado a primeira etapa em Oliveira do Hospital, agora foi a vez de Jason McCartney triunfar antes do dia de descanso.

 

Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte) chegou integrado no pelotão, a dois minutos e 44 segundos do vencedor e segurou a Camisola Amarela Liberty Seguros. Nas restantes classificações tudo se manteve na mesma. Rui Sousa (Efapel/Glassdrive) lidera o prémio da montanha com Camisola Azul Meo. A Camisola Vermelha Banco BIC, da classificação dos pontos continua na posse de Reinardt Van Rensburg (MTN Qhubeka), enquanto David de La Cruz (Caja Rural) continua a ser o melhor jovem e veste a Camisola Laranja RTP.

 

Sozinho para a vitória

 

A anteceder a jornada de repouso, os 184 quilómetros da ligação entre Aveiro e Viseu prometiam ser calmos. O prémio de montanha no Buçaco era a maior dificuldade que os corredores tinham de enfrentar. Na passagem por este obstáculo de terceira categoria já 17 corredores pedalavam destacados na frente. A fuga do grupo numeroso formou-se nos primeiros 20 quilómetros e atingiu a vantagem máxima de seis minutos e meio. Entre os fugitivos estavam quatros portugueses, António Amorim e Filipe Cardoso ambos da Efapel/Glassdrive, André Mourato da Selecção Nacional Portuguesa e Amaro Antunes da Carmim/Prio. O conjunto algarvio tinha também na frente Alejandro Marque, o melhor classificado na geral individual, a três minutos e 55 segundos da liderança.

 

A equipa mais representada na fuga era a Unitedhealthcare com três corredores, e seria precisamente um homem do conjunto norte-americano a destacar-se nesta sexta etapa. A pouco mais de 30 quilómetros da meta, Jason McCartney (Unitedhealthcare) arrancou em solitário em busca da vitória. O norte-americano atacou no grupo onde apenas Karol Domagalski (Caja Rural) tentou responder. O polaco não conseguiu seguir-lhe a roda e Jason McCartney cortou a linha de meta, em Viseu, com mais de um minuto de vantagem. “Precisava ganhar. Tive alguns problemas este ano, mas regressei mais forte. A minha especialidade é mesmo atacar quando ninguém está à espera”, declarou aos jornalistas, o “veterano” de 38 anos, natural de Honolulu.

 

O grupo de onde saltou Jason McCartney terminou mais de um minuto depois, e o pelotão comandado por Reinardt Van Rensburg (MTN/Qhubeka) concluiu os 184 quilómetros dois minutos e 44 segundos após o vencedor. Hugo Sabido chegou integrado no pelotão, mas a equipa do camisola amarela, a LA Alumínios/Antarte, foi submetida a grande desgaste na perseguição dos fugitivos e a diferença foi reduzida graças à colaboração das equipas que ambicionavam uma chegada em pelotão compacto.

 

 

 

 

 

 

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.Etapa da Volta para os cicloturistas

 

Esta quarta-feira, a caravana estará de folga da competição. Com o pelotão profissional a recuperar dos muitos quilómetros já pedalados desde Castelo Branco, será o momento dos cicloturistas saírem à rua devidamente equipados para medirem forças na “Etapa da Volta RTP” que tem partida e chegada a Viseu.

 

6ª Etapa da Volta RTP – 22 Agosto 2012 – 72Km

Partida: 09h30 – Viseu

Chegada: 12h00 (horário previsto) – Viseu

 

A 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros conta ainda com o patrocínio oficial do Banco BIC, Meo, RTP, Edp, Kia, Controlauto, Via Verde e Sical, sem esquecer o apoio das câmaras municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oliveira do Hospital, Oliveira do Bairro, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Fafe, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Armamar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Viseu, Gouveia, Sabugal, Guarda, Seia, Leiria, Sintra e Lisboa.

 

Mais informações em www.volta-portugal.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *