Desporto, Oliveira de Azeméis

Ribeiro inunda Oliveira de Azeméis

Sérgio Ribeiro venceu a chegada a Oliveira de Azeméis e deu a terceira vitória consecutiva à Efapel/Glassdrive. O portador da camisola amarela, Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte), terminou na terceira posição e manteve a liderança na classificação geral da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

 

Apesar do triunfo destacado obtido na longa recta da meta, o primeiro grupo do pelotão foi cronometrado com o mesmo tempo devido a uma queda nos últimos dois quilómetros, mas a bonificação de chegada permitiu a Sabido dilatar ligeiramente a vantagem sobre César Fonte (Efapel/Glassdrive). São agora 12 segundos de diferença enquanto Sérgio Ribeiro (Efapel/Glassdrive) é agora o terceiro classificado a 38 segundo de Sabido.

 

Esta segunda-feira foi a vez de Armamar se estrear como cidade de partida na mais importante prova do ciclismo português, organizada pela Lagos Sports. A quinta etapa da Volta Liberty Seguros teve a extensão de 176,9Km e foi vivida ainda no rescaldo da subida à Senhora da Graça. Podia imaginar-se que o pelotão vivesse uma tirada mais tranquila, mas não foi o que aconteceu. O traçado sinuoso e o constante sobe e desce proporcionou momentos de grande espetáculo.

 

Fuga de Luxo

 

Ricardo Mestre (Carmim/Prio), o vencedor da Volta a Portugal no ano passado iniciou uma fuga de luxo que teve resposta de vários corredores entre eles do próprio Camisola Amarela Liberty Seguros, Hugo Sabido. Dos 12 homens que pedalaram destacados só sobreviveram na frente David Belda (Burgos BH/Castilla e Leon) e Cyril Bessy (Saur/Sojasun). O duo nunca conseguiu vantagem superior a um minuto sobre o pelotão, comandado pela LA Alumínios/Antarte, a equipa do líder. Os dois fugitivos receberam depois a companhia de Jonathan Clarke (Unitedhealthcare) e mais tarde de João Cabreira (Onda) e Mikel Bizkarra (Orbea Continental).

 

A quatro quilómetros da meta restava um grupo compacto que seria reduzido pouco mais à frente devido a uma queda. Délio Fernandez (Onda) entrou isolado na recta da meta, mas foi alcançado por Reinardt Van Rensburg (MTN Qhubeka). O sul-africano desejava repetir o sucesso obtido no primeiro dia em Castelo Branco, mas Sérgio Ribeiro (Efapel/Glassdrive) soube resistir na roda do adversário e, nos últimos metros, desferiu um forte ataque que o levou à vitória. ”Sabia que ele era forte, tive de arrancar desde muito longe, mas como conheço bem este local consegui ultrapassa-lo. Quando há chegadas ao sprint o meu director desportivo dá-me liberdade para tentar o triunfo e foi o que aconteceu”, exclamou o triunfador do dia.
Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte) mantendo o comando da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros, perdeu a Camisola Vermelha Banco BIC, relativa à classificação por pontos para Reinardt Van Rensburg (MTN Qhubeka), enquanto David de La Cruz (Caja Rural) continua a ser o melhor jovem e veste a Camisola Laranja RTP. Esta quinta etapa teve quatro contagens de montanha que Rui Sousa (Efapel/Glassdrive) aproveitou para chegar à liderança da Camisola Azul Meo do prémio da montanha.

 

 

 

 

 

 

Final de etapa e “Concerto da Volta” em Viseu

 

A anteceder a jornada de descanso, o dia de terça-feira promete alguma tranquilidade. A partida será dada em Aveiro e haverá passagens na Serra do Buçaco, Mortágua, Vouzela e São Pedro do Sul antes de terminar no fantástico palco que representa a Avenida Europa, em Viseu.

 

Depois da festa do ciclismo, haverá música com o “Concerto da Volta”, um evento realizado em parceira com o Município de Viseu e a Expovis. João Pedro Pais actua a partir das 22 horas, na Feira de São Mateus.

 

6ª Etapa – 21 Agosto 2012 – 184,1Km

Partida: 12h50 – Aveiro

Chegada: 17h20 (horário previsto) – Viseu

 

A 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros conta ainda com o patrocínio oficial do Banco BIC, Meo, RTP, Edp, Kia, Controlauto, Via Verde e Sical, sem esquecer o apoio das câmaras municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oliveira do Hospital, Oliveira do Bairro, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Fafe, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Armamar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Viseu, Gouveia, Sabugal, Guarda, Seia, Leiria, Sintra e Lisboa.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *