Borba, Turismo

Município de Borba lançou um novo produto turístico

A Câmara Municipal de Borba e a Turismo do Alentejo ERT lançaram hoje a iniciativa “Vamos fazer as onze”, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, prolongando-se depois no Jardim Municipal, onde os convidados tiveram oportunidade de degustar alguns petiscos dos dez estabelecimentos aderentes.

Este novo produto turístico resulta de uma tradição ímpar no concelho, que tem vindo a ser preparada com a restauração local, e realça um velho ritual a que os mais velhos chamam “Fazer as onze”, e que os mais novos têm vindo a dar continuidade. Pelas 11.00 horas, e no final da tarde, diferentes gerações juntam-se e percorrem as diversas tabernas, em torno de um copo e de um petisco, trocando conversa sobre os temas que vão marcando os dias pela cidade.

“Vamos fazer as onze” consiste em disponibilizar um copo de vinho, um prato com petisco típico da casa, pão e azeitonas, pelo valor fixo de 3,50 euros, em qualquer dia da semana. Entre os muitos petiscos típicos da região, pode-se degustar os pimentos assados, pezinhos de coentrada, orelha de porco de coentrada, moelas com tomate, carne à portuguesa, carne de porco à alentejana, feijoada, grão com chispe, omelete de espargos, salada de atum com feijão-frade, iscas de fígado, peixinhos da horta, miúdos de cabrito ou enchidos assados.

A autarquia pretende com este novo produto turístico contribuir para um maior dinamismo da economia local, incrementando a atividade da restauração através do petisco, reforçando a aposta na gastronomia e no desenvolvimento dos produtos endógenos. Ainda neste âmbito, o Município de Borba está a preparar a candidatura “Borba Cidade Criativa Gastronómica” à UNESCO, com o objetivo de divulgar e valorizar ainda mais a gastronomia do concelho, da região e do Alentejo.

Aderiram à iniciativa dez restaurantes e cafés: Café Luna Parque, restaurante Arca D’Ouro, cafetaria Fonte das Bicas, restaurante O Espiga, restaurante Tasca Real, restaurante A Torre, restaurante Vila Branca, cervejaria Arado, cervejaria cafetaria A Cidade, todos no centro histórico da cidade de Borba, e a Tasca dos Coelhos, em Alcaraviça.

“Vamos fazer as onze” é uma iniciativa que decorre no âmbito da Agenda 21 Local de Borba, financiada pelo Inalentejo, no âmbito do QREN, e tem o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *