Desporto, Sociedade, Vila Franca do Campo

Bote baleeiro de Vila Franca do Campo na Semana do Mar

Pela primeira vez na história, um bote e uma equipa da ilha de São Miguel participaram numa regata de botes baleeiros. A prova, integrada no festival náutico da SEMANA DO MAR, na ilha do Faial, é uma das mais importantes do calendário regional e integrou 23 embarcações tradicionais da caça à baleia das ilhas do Faial e do Pico.

A equipa micaelense representou o estandarte do Clube Naval de Vila Franca do Campo com o bote baleeiro “SENHORA DE FÁTIMA”, recuperado pela empresa de whale watching TERRA AZUL, no âmbito de um projeto de responsabilidade social.

Esta participação revestiu-se de grande importância e simbolismo, na medida em que os botes baleeiros constituem um elemento fundamental e identitário da Cultura Açoriana, relacionada com a atividade da baleação que se desenvolveu em todas as ilhas do arquipélago.

As regatas dos botes baleeiros geram grande interesse e adesão populares nas ilhas do grupo central e traduzem uma vivência genuína e autêntica do Património Baleeiro, que enaltece o relacionamento profundo e antigo dos Açorianos com o Mar e com a Natureza que envolve estas magníficas ilhas atlânticas.

Desta primeira experiência destaca-se o excelente acolhimento e apoio que a equipa do Clube Naval de Vila Franca do Campo recebeu das restantes equipas presentes e, particularmente, dos organizadores da prova. O balanço foi tão positivo que se traduziu num compromisso para a participação na edição do próximo ano, a qual se poderá incluir também a participação na regata da SEMANA DOS BALEEIROS, nas Lajes do Pico.

A presença nesta regata foi possível graças ao apoio do CLUBE NAVAL DA HORTA, da SATA AIR AÇORES, da MARINA DA VILA E.M., e do HOTEL BAHIA PALACE.

A equipa de Clube Naval de Vila Franca do Campo é constituída pelos velejadores Eduardo Lacerda, Mário Prieto, Jorge Arruda, Nuno Mota Melo, Alexandre Cabral, Mário Júnior e Miguel Cravinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *