Economia, Penafiel, Sociedade

350 empresas procuram oportunidades de negócio na maior feira Agricola do Norte e Centro em Penafiel

A maior feira Agrícola do Norte e Centro do Pais, a Agrival, decorre de 18 a 26 de Agosto em Penafiel, contando na abertura, sábado dia 18 às 15 horas, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.

 

Mais de 110 mil pessoas visitam habitualmente a Agrival, dedicando especial atenção, durante os 9 dias da feira, às centenas de expositores, às dezenas de espectáculos musicais e aos concursos de produtos típicos como seja o Melão Casca de Carvalho, Cebolas, Broa de Milho ou o Pão de Ló, distribuídos por mais de 25 000 m2.

 

A Agrival é o “Palco” de toda uma região, sendo o certame dos maiores eventos nacionais do género, com cada dia a ser dedicado a um Concelho diferente.

 

A Agrival é uma feira auto sustentável em termos financeiros e geradora de riqueza e de oportunidades de negócio que vão desde a produção agrícola à gastronomia, sem esquecer as maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e até novas tecnologias.

 

Os concursos de Broa de Milho e Pão-de-ló (20 Agosto, das 16 ás 18 horas), Cebolas (24 de Agosto, 10 horas) e melão Casca de Carvalho (22 de Agosto, 16 horas), vão certamente cativar e deixar “água na boca” aos visitantes da Agrival. Estas competições pretendem premiar os melhores, dos produtos de uma região, riquíssima em gastronomia e produtos agrícolas e conta com a colaboração de técnicos da direcção regional de agricultura. A comprovar isso mesmo está por exemplo o Melão de casca de carvalho, natural das regiões de entre Douro e Minho e cujo sabor doce com picante à mistura, é uma marca inconfundível.

 

A Agrival apresenta-se sempre acompanhada de um variado cartaz musical. Com cerca de 80 espectáculos previstos, destaque para grupos como os GNR, David Carreira, Os Cabaré Fortuna José Cid, Plug, The Gift , Boss AC, entre muitos outros.

 

Finalmente decorre ainda no âmbito da Agrival a 11ª edição, da Mostra Nacional de Gastronomia que partilhará com o público sabores únicos da nossa gastronomia juntando num único espaço, pratos típicos de Trás-os-Montes ao Algarve e por sua vez no dia 22 de Agosto, às 17h00, o Convívio de produtores e Engarrafadores de Vinhos Verdes, presentes na Agrival/2012, com a presença da Comissão de Viticultura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *