Lamego, Sociedade

Amizade entre jovens de Lamego e Bouchemaine marca arranque de acordo de geminação

Uma experiência que jamais será esquecida por muitos jovens da cidade de Lamego e da municipalidade francesa de Bouchemaine. A criação de laços de amizade e camaradagem entre os mais novos é a primeira “semente” que nasce na sequência do acordo de geminação que quer unir os destinos dos dois municípios. A aproximação entre as jovens gerações deu o primeiro passo com a vinda à cidade duriense de uma comitiva composta por 26 franceses para participarem num intercâmbio com alunos da Escola Básica e Secundária da Sé e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro. Durante a estadia de nove dias, os visitantes cumpriram um roteiro bastante diversificado através do qual conheceram em pormenor a realidade local: visitaram as mais interessantes referências turísticas, contactaram com importantes instituições e empresas e interagiram com diversos artesãos.

O principal objetivo do acordo de geminação celebrado em abril último entre os municípios de Lamego e Bouchemaine começa a ser cumprido – “Promover a relação entre os seus habitantes para que enriqueçam mutuamente a sua cultura e desenvolver projetos conjuntos que permitam compartilhar a sua vida social”. A visita dos jovens franceses, do ensino secundário, contou assim com uma forte componente lúdica e desportiva, para além de uma vertente social e cultural. Aprenderam, por exemplo, a trabalhar com barro ou a esculpir máscaras de Lazarim. Também não faltou uma ida à feira semanal ou a participação num ateliê de pintura em papel de cenário, na Escola da Sé. Um programa variado que também incluiu a participação em algumas iniciativas de divulgação das principais atividades económicas locais, como é o caso da agricultura e da produção de fumeiro.

Para o futuro, os autarcas de Lamego e Bouchemaine elegem a juventude, o turismo, a cultura, a educação e o desporto como áreas prioritárias para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.

A realização de um programa de intercâmbio jovem já tem continuação garantida durante o próximo ano com a ida de uma delegação duriense à localidade francesa. Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pela municipalidade de Bouchemaine, esta troca de experiências é apoiada financeiramente pelo programa Europa para os Cidadãos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *