Baião, Sociedade

II Encontro Concelhio de Emigrantes de Baião

Mais de 300 emigrantes radicados em diversos países do Mundo, mas oriundos do concelho de Baião, confirmaram já a sua presença no II Encontro Concelhio de Emigrantes, que tem lugar a 11 de Agosto. O evento é organizado pelo Gabinete de Apoio ao Emigrante da CM Baião e destina-se a promover o reforço dos laços afetivos e culturais que unem estes cidadãos ao seu território de origem.

A iniciativa tem início às 16h30, com a celebração de uma missa na Igreja Paroquial de Campelo. A partir das 18h00 dá-se a chegada à Casa da Juventude e Desporto de Baião (em Chavães, Ovil), onde terá lugar o convívio. Ali haverá um churrasco e um baile animado por músicos do concelho.

O momento alto do dia vai ser a homenagem ao emigrante António Teixeira Correia, de 57 anos, proprietário de uma empresa de construção civil com o mesmo nome, na Bélgica. Esta empresa de grande dimensão emprega muitos trabalhadores portugueses e entre outros trabalhos, esteve envolvida na construção do Parlamento Europeu e da sede da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO, em Inglês), em Bruxelas.

GABINETE APOIA EMIGRANTES DESDE 2006

O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Baião resulta de um protocolo formalizado entre o município e a Direcção-Geral de Assuntos Consulares. São objectivos do GAE informar os emigrantes dos seus direitos nos países de acolhimento e apoiá-los no regresso e reinserção em Portugal, contribuindo para a resolução dos problemas apresentados, de forma rápida, gratuita e personalizada, bem como facilitar o seu contacto com outros serviços da administração pública portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *