Ansião, Cultura, Sociedade

Festas do Concelho de Ansião 2012

As festas do concelho de Ansião 2012 decorrem de 9 a 12 de agosto, conjugando várias iniciativas no seu programa e imensos momentos distintos em cada uma delas.

A sessão solene de abertura das festas acontece pelas 17h00 do dia 9 de agosto, no salão nobre dos Paços do Município, presidida pelo secretário de estado-adjunto do ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares, Dr. Feliciano Barreiras Duarte. Uma sessão solene plena de significado simbólico, com a atribuição de medalhas de mérito a alguns cidadãos do concelho mas também pela celebração dos 20 anos com a cidade alemã de Erbach, representada na cerimónia pelos seus mais altos responsáveis.

À sessão de abertura segue-se a tradicional visita e passagem pela mostra de atividades do concelho de Ansião, que deve ocorrer pelas 18h30. Como também é tradição em Ansião, a visita à mostra de atividades económicas termina no centro cultural, com a inauguração de uma exposição. Este ano, e depois de em 2011 se ter assinalado o centenário do nascimento de Políbio Gomes dos Santos, o tema da exposição continua a ser marcadamente local, já que se assinalam cinquenta anos sobre o primeiro cortejo alegórico do povo, nas festas do concelho. Pessoas, momentos, carros e temáticas, serão recordados por meio de testemunhos, imagens, adereços e vídeos.

Prosseguindo o programa das festas, pelas 21h30 apresenta-se no auditório do centro cultural de Ansião o Teatro Olimpo, para apresentar a peça de Joracy Camargo, O que há mais são homens. Na primeira noite das festas do concelho, a música é levada à mata municipal de Ansião pelo Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília, a que se segue um baile com os Só Ritmo, pela noite fora.

Na sexta-feira, 10 de agosto, o programa arranca às 18h00 e logo com um dos momentos altos das festas: a inauguração da segunda fase da requalificação das margens do rio Nabão, presidida pelo Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa. Uma intervenção fundamental em termos de valorização local e ambiental,  já que aproxima Ansião das margens do Nabão, colocando à fruição da população um espaço aprazível que contempla circuitos de manutenção, parque infantil, parque geriátrico e ciclovia, além de diversos outros espaços de convívio inter-geracional. Um investimento superior a 1.800.000 Euros, comparticipado em 85%.

Pelas 18h30 assinala-se o V aniversário da Piscina Municipal de Ansião, com mais um festival “Os meus mergulhos”. Mais tarde, a iniciar a animação no palco da mata municipal, apresenta-se o grupo finlandês Kanute Chicks. Constituído por elementos do Teatro Juvenil de Kaarina, localidade parceira de Ansião, trata-se de um grupo musical constituído expressamente para esta ocasião, com um repertório que inclui até temas…Portugueses. A não perder, tal como o momento em que se apresentam no campo da mata os Amor Electro, a partir das 00h00. Uma das bandas do momento em Portugal, impulsionada pelo sucesso estrondoso do álbum Cai o Carmo e a Trindade. Depois, de regresso à mata municipal, Nuno Santos assegura um baile até ser madrugada.

A secular feira dos Poceiros decorre na manhã do sábado, 11 de agosto, no mercado municipal. Mas tarde, às 16h00, Filipe Antunes dos Santos apresenta no auditório municipal o seu mais recente título: O Colar do Juiz Morann. Logo de seguida, pelas 18h00, passa pelas ruas da vila o cortejo alegórico do povo. Um cortejo que vai reunir doze carros alegóricos oriundos de diferentes pontos do concelho, representando práticas tradicionais, modos de vida, momentos históricos ou locais perdidos no tempo. Um cortejo que surge pela primeira vez ao sábado, no sentido de permitir uma fruição mais longa por quem observa e por quem executa os carros, já que os mesmos estarão, depois, expostos no campo da mata, em zona específica para o efeito. Uma exposição que decorre logo na noite de sábado mas, sobretudo, ao longo de todo o dia de domingo.

Depois as atenções viram-se para o desporto, mais concretamente para o 8º Luz-Ke-Fusco (Passeio de BTT noturno), a iniciar-se pelas 20h00.

A noite de sábado é  preenchida na mata municipal com mais uma atuação dos finlandeses Kanute Chicks e, depois, com a orquestra ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. Os Medley prosseguem depois a animação com um baile popular.

Já na manhã  do domingo dia 12, a partir das 9h00, acontece um passeio de carros antigos, com passagem por alguns dos locais emblemáticos do concelho. Mais tarde, a partir das 15h00, inicia-se a animação no campo da mata, em torno dos carros alegóricos presentes e, à mesma hora é apresentado, no auditório municipal, o livro infantil PLIF PLAF PLOF! Que banho de Oceano, de Rita Raimundo, autora com raízes no concelho. Depois, como vem sendo nos últimos anos habitual na tarde das festas, decorre na mata municipal um festival de folclore. Ao palco vão subir, respetivamente, o Rancho Infantil das Serras de Ansião, o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros, de Porto de Mós, o Rancho Típico de Alvorge, o Rancho Infantil e Juvenil de Touguinha, de Vila do Conde e, a terminar, um rancho oriundo da Lituânia.

À noite, pelas 21h30, um ginásio local apresenta demonstrações de várias modalidades desportivas e, logo de seguida, o destaque passa para a banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, que se apresenta em concerto na Mata Municipal a partir das 22h00. Uma hora mais tarde acontece no campo da mata um concerto com José Cid. Um baile popular, pela noite fora, encerra estas Festas do Concelho de Ansião 2012.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *