Lamego, Sociedade

Tarde de afetos celebra Dia dos Avós em Lamego

Um imenso sorrido estampado no rosto de cada idoso espelhou a alegria vivida durante as celebrações do Dia Mundial dos Avós, organizadas pela Câmara Municipal de Lamego. Aconchegados por uma tarde de afetos e recordações, cerca de 400 idosos do concelho assistiram a um programa variado de iniciativas que permitiu o convívio saudável entre avós e netos. O encontro festejou a experiência da vida e a sabedoria e destacou o importante papel que os avós têm junto das famílias, na maioria das vezes o efetivo suporte de todos.

Ao longo da festa, as emoções estiveram sempre “à flor da pele” entre a população sénior. No palco do Teatro Ribeiro Conceição, o grupo de teatro da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu apresentou a peça “O Meu Sotão”, uma encenação “mágica”, na qual os brinquedos ganham vida e recordam muitas músicas da infância. Uma prestação notável reconhecida no final com muitos aplausos.

As comemorações do Dia Mundial dos Avós em Lamego tiveram outro momento muito especial: a apresentação pública dos trabalhos elaborados no âmbito do último Dia Europeu Internet Segura. Numa iniciativa inédita no concelho, cerca de 40 idosos que integraram o projeto Sénior ConVida e alunos da Universidade Sénior contaram uma história que em seguida foi transformada em vídeo pelas crianças vencedoras do prémio Microsoft Escola Inovadora, que atualmente estudam no Centro Escolar do Sudeste (Ferreirim). Um desafio aliciante a que os estudantes se entregaram com muito entusiasmo e vontade de superar. O resultado final agradou a todos.

Organizado no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, este dia muito especial para centenas de avós e netos terminou com a realização de um lanche-convívio nos Claustros da Sé de Lamego.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *