Arouca, Sociedade, Turismo

Mais de 30 países na 11ª Conferência Europeia de Geoparques em Arouca

 

Mais de 30 países, dos cinco continentes, já confirmaram presença na 11ª Conferência Europeia de Geoparques. De 19 a 21 setembro de 2012, o Arouca Geopark será o centro mundial do debate em torno dos territórios Geoparques, com vista a um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, partilhando os objetivos da «Estratégia Europa 2020». Conhecimento e inovação, o incremento de uma economia sustentável, do emprego e da inclusão social serão as temáticas em foco, num evento que deverá acolher cerca de 300 conferencistas. As inscrições terminam a 31 de agosto.

 

Depois do sucesso que foi o Congresso Internacional de Geoturismo, que trouxe a Arouca, em novembro de 2011, alguns dos mais reputados especialistas mundiais na temática, o Arouca Geopark volta a ser um centro de debate e partilha de ideias e boas práticas no âmbito da preservação e divulgação destes territórios.

 

«Crescimento sustentável, inclusivo e inteligente», a partir do programa «Europa 2020», lançado pela União Europeia, será o mote para a 11ª Conferência Europeia de Geoparques, de 19 a 21 setembro, com centro no novo pavilhão multiusos da Escola Secundária de Arouca.

 

Envolver a comunidade educativa e toda a comunidade local nas sessões da conferência, nas exposições e na animação cultural, é um dos objetivos da organização, com vista a promover o contacto e a troca de experiências com os conferencistas.

 

O evento contará, ainda, com visitas ao pólo do burgo (pólo «geoparquiano»), ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas e aos geossítios da serra da Freita, estendendo-se, ainda, as saídas de campo ao geoparque Naturtejo e aos Açores (em processo de candidatura a geoparque).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *