Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim irá acolher III Encontro Ibérico

Foi apresentado ontem, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o III Encontro Ibérico – Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento Local que irá realizar-se na Póvoa de Varzim, nos dias 23 e 24 de novembro.

Estiveram presentes na sessão Luís Diamantino, Vereador da Cultura e da Educação da Câmara Municipal, José Luís Gonçalves, Diretor da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Daniela Gonçalves, Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica da ESE de Paula Frassinetti, e ainda três professores da Galiza: Xosé Manuel Cid Fernández (Vicedecano da Facultade de Ciencias da Educación da Universidade de Vigo, Pólo de Ourense), Xesús Rodríguez Rodríguez, (Vicedecano da Facultade Ciencias da Educación de Santiago e profesor do Dpto de Didáctica e Organización Escolar, Director da Revista Galega de Educación) e Mº Montserrat Castro Rodríguez (Profesora Doutora da Universidade da Coruña, membro de Nova Escola Galega).

Luís Diamantino manifestou a satisfação da autarquia em acolher o evento que, acredita, “será um êxito” a nível académico e também benéfico para a Póvoa de Varzim sob o ponto de vista turístico, sendo que existe uma relação muito forte com Galiza, neste setor. Para além disso, o autarca destacou a participação de quatro escolas do concelho (Escola Secundária Eça de Queirós, Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Escola Secundária de Rocha Peixoto, Agrupamento de Escolas de Beiriz) que irão apresentar projetos por elas desenvolvidos.

José Luís Gonçalves informou que este III Congresso Ibérico terá lugar pela primeira vez em Portugal, sendo que as edições anteriores se realizaram na Galiza. “A procura do local do encontro foi determinada pela qualidade do trabalho desenvolvido ao nível da cultura e da educação”, explicou o Diretor da ESE de Paula Frassinetti, acrescentando que “a Póvoa de Varzim é uma localidade estratégica de interação cultural”.

Xesús Rodríguez Rodríguez deu a conhecer o programa do congresso, realçando a importância da partilha de investigações e reflexões de Portugal e da Galiza que estes eventos promovem. “Os dois encontros anteriores, na Galiza, foram uma experiência muito interessante e útil, nomeadamente, no que se refere ao papel das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação – no desenvolvimento local. Queremos, acima de tudo, conhecer experiências locais e ajudar a projetá-las”, afirmou.

Mº Montserrat Castro Rodríguez reiterou o interesse de haver um trabalho conjunto entre autarquias, escolas e universidades. “É necessário que entre todos se crie um espaço de debate e reflexão para se identificarem carências e apontarem caminhos a seguir”, advertiu.

Xosé Manuel Cid Fernández considera que, “em tempos de crise, é importante unir esforços e apostar na investigação, cooperação e partilha de conhecimentos”.

Daniela Gonçalves expressou que foi com muito agrado que se decidiu que o encontro seria na Póvoa de Varzim referindo-se também à participação das escolas do concelho. Com este III Encontro Ibérico pretendeu-se envolver projetos de investigação que trouxessem novidades e refletir sobre a fenda digital, explicou. Sociabilidade, partilha e colaboração são os três pilares em destaque na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, informou.

Este evento científico contará com a participação de investigadores e especialistas provenientes de mais de doze instituições universitárias galaico-portuguesas, assim como com comunicações de vários docentes das diferentes Escolas da Póvoa de Varzim. Pretende-se criar um espaço de encontro entre os profissionais da Galiza e de Portugal no sentido de gerar um debate sobre o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação/TIC nos contextos escolares e não escolares. Especificamente, e com o desenvolvimento deste Congresso, é intenção da organização analisar as possibilidades que as TIC oferecem na Escola bem como no Desenvolvimento Local.

O III Congresso Ibérico é organizado por três Universidade Galegas (Santiago de Compostela, Vigo e Corunha), a Nova Escola Galega e Universidades do norte de Portugal, especialmente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, promoverão, com o apoio especial da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, um encontro científico que reunirá profissionais da Galiza e de Portugal com o objetivo de debater o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos contextos escolares e não escolares.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis em https://sites.google.com/site/fendadigital2012/home.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *