Gondomar, Sociedade

Gondomar marcou presença no Dia Metropolitano dos Avós

Mais de 4.700 avós juntaram-se no dia 26 de julho, nas comemorações do dia que lhes é dedicado. As comemorações do Dia Metropolitano dos Avós tiveram lugar no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Depois de em 2011 mais de 7.000 avós se terem reunido em Gondomar, a festa deste ano passou para a “Invicta”.

Organizada pela Área Metropolitana do Porto, a iniciativa juntou avós de 14 municípios. A comitiva de Gondomar, de perto de duas centenas de avós, era composta por utentes da Santa Casa da Misericórdia, do Centro Social de Soutelo, do Centro Paroquial de S. João da Foz do Sousa, do Centro de Convívio da Junta de Rio Tinto, do Centro Social da Lomba e, ainda, do Centro Social de Baguim do Monte.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, marcou presença no encontro. Fazendo questão de confraternizar com o grupo de Gondomar, Valentim Loureiro aproveitou a ocasião para destacar o papel e a importância dos avós: “São pilares fundamentais da família e, enquanto avós, é nosso dever e obrigação prestar um atento apoio, quer a filhos, quer a netos”. Sendo avô de 11 netos, “e na esperança e expectativa que mais alguns venham”, Valentim Loureiro defendeu a necessidade de se preservarem e promoverem os valores da família e da afetividade. Por isso mesmo, diria em afirmações a um canal televisivo, “insisto em manter um contacto próximo e real com toda a família, juntando-a pelo menos uma vez por semana em jantar-convívio”.

O “Dia Metropolitano dos Avós” é uma iniciativa, de caráter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade. Para além de Valentim Loureiro, marcaram presença nestas comemorações vários presidentes e vereadores da Ação Social de outros municípios. Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto e, enquanto anfitrião, Rui Rio (Presidente da Câmara do Porto), também não faltaram às comemorações do Dia Metropolitano dos Avós.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *