Cultura, Nisa

Apresentação de SENTIR – livro do nisense António Barreto de Oliveira em Nisa

No dia 4 de Agosto, sábado, pelas 18 horas vai ocorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa a apresentação do livro “Sentir” da autoria do Nisense António da Cruz Barreto de Oliveira.

 

“Sentir” é o título do primeiro romance publicado por António Barreto. O romance tem como cenário o Alentejo da década de 60 e dá conta da “ história de António Ferreira, um jovem que, como milhares de outros portugueses, desiludidos com o regime, buscou a emigração à procura de uma vida melhor” e “passou fome, dormiu ao relento, foi vítima de injustiças, mas também encontrou grandes amizades e amores”.

 

 

O autor é casado, natural da freguesia do Espírito, do concelho de Nisa, tendo como habilitações literárias o antigo segundo ciclo dos liceus, morador em Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Foi taberneiro, serralheiro, mecânico, combatente nas matas de Angola, turista em terras dinamarquesas, holandesas, alemãs, belgas e francesas, países onde trabalhou temporariamente. Regressado a Portugal em 1966, trabalhou em restaurantes nas praias da marginal lisboeta. Um ano depois, ingressou na 3.ª Vara Cível da Comarca de Lisboa. Decorridos mais dois anos, por promoção, foi colocado no Supremo Tribunal de Justiça. Em 1970, por convite, foi promovido a Escrivão Adjunto e colocado no 4.º Juízo Criminal da comarca de Luanda, cidade que adorava. Regressado a Portugal em 1975, tendo sido colocado como Chefe de Secretaria do Tribunal Judicial da comarca de Ferreira do Alentejo, localidade onde casou e foi pai de duas filhas.

Em 1998, foi operado a um aneurisma cerebral e aproveitou este momento negativo para pedir a aposentação da função pública. O passo seguinte consistiu no pedido de inscrição como solicitador na Câmara dos Solicitadores, de cuja função, decorridos mais de 15 anos, se reformou.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *