Cultura, Póvoa de Varzim

Feira do Livro – um roteiro pela cultura e lazer na Póvoa de Varzim

De 3 a 19 de agosto, os livros e variadas atividades de animação cultural ocupam-se do Largo do Passeio Alegre para mais uma edição a Feira do Livro, promovida pela Câmara Municipal.

São diversas as iniciativas inseridas na Feira, desde teatro, dança, concertos, a sessões de leitura e encontros com escritores. Por agora, deixamos-lhe algumas sugestões. No portal municipal, estará disponível a programação completa desta edição da Feira do Livro, mais uma vez, e desde 1995, organizada sob o tema “a ler o mar”.

No dia 3, sexta-feira, às 16h30, haverá animação infantil “Procura o livro”, com Cláudia Ribeiro (colaboração da Biblioteca Municipal) e às 18h00, um apontamento de capoeira (colaboração da Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira). Às 21h30, a Academia Artedança irá apresentar um espetáculo de dança, no palco do Passeio Alegre, e no Diana Bar, terá lugar a abertura oficial da exposição de cartoons “Eça e Portugal”, por Ricardo Campus.

No sábado, 4, em colaboração com a Porto Editora, estarão na Feira os escritores Luís Miguel Rocha para sessão de autógrafos, às 17h00, e Leonor Mexia para leituras, às 17h30. O Varazim Teatro também marcará presença com Mendig.Arte. Às 18h30, irá decorrer a apresentação do livro Da Antiga Capela de S. Tiago à Nova Igreja da Misericórdia, de Deolinda Carneiro e José Flores, e às 22h00, haverá música com um concerto do grupo “Ponto Final”.

A 5 de Agosto, domingo, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira apresenta novo apontamento de capoeira, às 16h30, e às 18h00, haverá leituras com Mário João Alves (colaboração da editora Trinta por Uma Linha). Às 22h00, o palco do Passeio Alegre irá receber um espetáculo de dança do M4M Project do Leões da Lapa F.C.

No Diana Bar, irá decorrer o lançamento do livro Emoções de Maria Antónia Ribeiro, na segunda-feira, 6, às 22h00.

Nos dias 7 e 9, às 16h30, Cláudia Ribeiro regressa ao recinto da Feira do Livro com novas sessões de animação infantil “Regatas com barcos de papel” e “Cataventos”. Às 17h00 do dia 9 terá lugar uma sessão de autógrafos de Fátima Veloso, com apresentação de músicas e danças africanas e outras (colaboração do Grupo de Poetas Poveiros e Amigos da Póvoa). Esta iniciativa repete-se no dia 16, às 22h00.

Na sexta-feira, 10, às 18h00, haverá leituras com Gisela Silva e, às 22h00, a apresentação do livro Todas as cores do vento de Miguel Miranda. As sessões de apresentação de livros continuam no sábado com Joaninha, a última sereia, de José Azevedo, às 18h00, e Morrer de vagar, de Alberto Serra.

Itinerário Davam Grandes Passeios aos Domingos é o convite para uma caminhada pelo prazer dos livros, da leitura, da literatura e da poesia que irá realizar-se no dia 12, às 17h00, com ponto de encontro junto ao Monumento a Eça de Queirós, na Praça do Almada. Às 18h30, haverá leituras com João Barreto Guimarães, no recinto da Feira, e às 22h00, a apresentação do livro O Livrinho Vermelho, de Jorge Basílio.

No dia 13 de agosto, irão decorrer duas sessões de teatro de fantoches, às 16h30 e às 18h30, e no dia 14, às 18h00, irá realizar-se a apresentação dos livros António dos Santos Graça – vida e obra e À descoberta de António dos Santos Graça, organização de Manuel Costa. Às 22h00, haverá uma Queimada Galega, colaboração da Associação Ventos Peregrinos – Albergue de Rates.

Na sexta-feira, 17, às 22h00, terá lugar a apresentação do livro Somos todos um bocado ciganos, de Manuel Jorge Marmelo.

No último dia, 19, às 16h00, Alberto S. Santos estará na Feira para uma sessão de autógrafos, e às 18h30, Lígia Santos, a 1ª MasterChef de Portugal, fará a apresentação do livro Masterchef – Livro de cozinha, seguida de um showcooking de uma das receitas da publicação.

Passear à beira-mar e visitar a Feira do Livro é já uma tradição no verão, na Póvoa de Varzim. Ancorada no Largo do Passeio Alegre, a Feira do Livro é muito mais do que um espaço onde se pode adquirir as últimas novidades e as obras clássicas. É um espaço de tertúlia, onde a literatura, a música, o teatro e a dança se reúnem numa festa por onde passam milhares de pessoas.

São várias as editoras representadas, repartidas por 41 stands onde se podem encontrar livros para todos os gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito,  e até livros usados ou antigos, já que na Feira vão estar presentes alfarrabistas.

A Feira do Livro está aberta das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 que antecipa o seu horário de abertura para as 14h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *