Celorico de Basto, Sociedade

Dia do município celebrado, em Celorico de Basto, com cerimónia de atribuição de medalhas e distinções

“É importante prestar este tributo a todos aqueles que trabalharam e trabalham para responder da melhor forma aos desígnios impostos pelas funções autárquicas tendo, respondido da melhor forma no sentido de valorizar o concelho que representam e defender a bandeira de uma terra repleta história” palavras do presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, em discurso protocolar antes da atribuição das distinções.

A cerimónia de entrega de medalhas e distinções do “Dia do Município” decorreu no Auditório Municipal da Quinta do Prado e foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, e pelo presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes. A cerimónia iniciou com a entrega das medalhas de honra a 30 pessoas entre autarcas, deputados municipais e vereadores, 10 grau ouro, 9 grau prata e 11 grau cobre.

O autarca, na sua intervenção, salientou a importância da história de um concelho com quase 500 anos da entrega do foral. “Em 2020, Celorico de Basto faz 500 anos da entrega do foral, sendo mostra de uma história longínqua de muitos, que deram o máximo por esta terra. É preciso, numa sociedade virada para o futuro, que tenhamos memória do que foi o nosso passado”.

O presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes, referiu tratar-se de uma vasta história a de Celorico de Basto com bons e maus momentos em que, cada um, de uma forma ou de outra, contribuiu para a tornar tão grandiosa.

Este ano, e como forma de “valorização e incentivo”, todos os funcionários da autarquia, com mais de 25 anos em funções na Câmara Municipal, no total 30 funcionários, receberam distinções pelo seu empenho nas funções que exercem, com o desejo de que “continuem a trabalhar com o empenho e o afinco que os caracteriza”, segundo Joaquim Mota e Silva.

Foram, ainda, recordados e distinguidos os funcionários reformados desde 1990 até 2005 que fazem parte da história e da evolução do município.

O dia de S. Tiago, para além desta cerimónia, ficou marcado pela cerimónia religiosa, na capela de Nossa Senhora da Conceição, que se encheu de fiéis para assistir à missa em honra ao padroeiro, e pelo concerto que decorreu na Praça Albino Alves Pereira, a cargo da Academiademúsica.com. Um concerto que contou com a presença da banda “Fragmentos”, os “Dona Lu” e “Rosamate” que, em uníssono com a Academiademúsica.com prenderam a plateia do primeiro ao último minuto.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *