Marinha Grande, Sociedade

Colónias de férias começam segunda-feira na Marinha Grande

Têm início na próxima segunda-feira, 30 de julho, as colónias de férias em São Pedro de Moel, que decorrerão até 1 de setembro, na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, situada na Rua Dr. Adolfo Leitão.

 

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande dirigida a crianças e jovens do concelho, dos 8 aos 14 anos, residentes no concelho da Marinha Grande, previamente inscritas.

 

As colónias de férias de S. Pedro de Moel visam promover a ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens, no período de férias escolares, através da prática de atividades de carácter educativo, cultural, desportivo ou meramente recreativo.

 

As actividades a desenvolver podem ter uma componente predominantemente lúdica, ou acumular aspectos lúdicos com a aprendizagem e o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas de desporto, ambiente, cultura, património histórico e cultural, novas tecnologias, ou outras, de relevante interesse para as crianças e os jovens.

 

As colónias de férias e as suas atividades perseguirão os seguintes objetivos:

a) Promover a ocupação saudável dos tempos livres;

b) Permitir o desempenho de atividades que proporcionem o convívio e o espírito de grupo e de solidariedade;

c) Proporcionar o contacto com atividades menos habituais no quotidiano das crianças e dos jovens;

d) Potenciar a capacidade de participação das crianças e jovens, estimulando a sua responsabilidade e a sua intervenção cívica.

 

Cada colónia de férias terá a duração de cinco noites, com início a uma segunda-feira e termo na manhã de sábado. Cada grupo deve englobar um número máximo de 26 crianças ou jovens, de ambos os sexos.

 

As colónias de férias terão a seguinte calendarização:

 

 

TURNO DATA ESCALÃO
1 30 de Julho  a 04 de Agosto INICIADOS (8,9,10, e 11 ANOS)
2 06 a 11 de Agosto JUVENIS (12,13 e 14 ANOS)
3 13 a 18 de Agosto INICIADOS (8,9,10 e 11 ANOS)
4 20 a 25 de Agosto JUVENIS (12,13 e 14 ANOS)
5 27 de Agosto a 01 de Setembro INICIADOS (8,9,10 e 11 ANOS)

 

A Câmara Municipal da Marinha Grande disponibilizará aos participantes de cada turno alojamento, em camaratas divididas por género; alimentação, em cinco refeições diárias; realização de atividades, com total acompanhamento de monitores; transporte de ida e volta da sede do concelho; e seguro de acidentes pessoais.

 

As crianças ou jovens em acompanhamento indicados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, as integradas no Centro de Acolhimento ou indicados pelo Gabinete de Apoio à Família, beneficiarão da existência de uma quota própria de participação, que pode ir até 40% das vagas existentes em cada período da colónia de férias.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *