Castro Marim, Sociedade

Castro Marim tem praias com qualidade de ouro

A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) distinguiu as praias de Castro Marim com «qualidade de ouro». De acordo com a informação fornecida pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus atribui a classificação de «praias com qualidade de ouro» às zonas balneares do país cuja água apresenta os melhores parâmetros em termos de qualidade.

O selo de qualidade às praias do concelho tem vindo a ser atribuído, sucessivamente, desde 2005.

Para o efeito, as praias têm de cumprir os seguintes critérios: ter obtido qualidade boa entre 2007 e 2009, qualidade excelente em 2010 e 2011 e ter um desempenho excelente em todas as análises realizadas na última época balnear.

As praias premiadas no concelho de Castro Marim pela associação ambientalista são resultado das características naturais de cada uma das praias, mas também do forte investimento financeiro que a Câmara Municipal faz, anualmente, em matéria de ambiente, designadamente no se refere à limpeza, aos acessos e à segurança.

É ainda de salientar a questão das praias de Castro Marim serem classificadas pela Quercus «praias com qualidade de ouro», e, simultaneamente, desde 2005, não lograrem obter o galardão da Bandeira Azul, devido a um dissenso existente entre o Município e a Associação da Bandeira Azul.

Outra das componentes que atesta a excelência e a qualidade das praias do concelho de Castro Marim é o facto de receberem o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, garantido a pessoas com mobilidade reduzida/condicionada o acesso a praia em condições de segurança.

Também o programa de “Animação Desportiva de Praia”, que dinamiza a praia da Alagoa-Altura, através de atividades desportivas, permitindo aos utilizadores disporem de espaços de recreação e de lazer para ocupação dos seus tempos livres, contribui positivamente para a afirmação das praias do concelho.

A Quercus distingue este ano, em todo o país, 290 praias com qualidade de “ouro”, mais quatro do que em 2011, sendo o Algarve a região com o maior número, 74.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *