Felgueiras, Sociedade

Calçado destaca-se uma vez mais em Felgueiras

O Fórum do Calçado, realizado em Felgueiras, deixou bem demonstrado que o setor tem dado um forte contributo para a diminuição da taxa de desemprego em Felgueiras e em concelhos vizinhos.

A iniciativa decorreu no passado sábado, na  Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, deu a conhecer a industriais e alunos  novos métodos utilizados para exportação, internacionalização das empresas, inovação e competitividade, design e moda,  e teve a participação de várias dezenas de pessoas, que ficaram a saber um pouco mais sobre a atividade que domina a área comercial de Felgueiras e uma das que mais impulsiona o concelho e o país,  na medida em que contribui fortemente para a balança comercial – o calçado.

O vereador da Câmara Municipal  João Sousa,  na abertura do debate salientou a importância do calçado para a dinâmica económica do país e enalteceu o trabalho dos empresários: “O calçado é um setor que está a contribuir para a redução do desemprego, não só em Felgueiras, mas também em concelhos vizinhos e isso deve-se também ao espirito empreendedor dos nossos empresários”.

João Sousa explicou o empenho da autarquia na organização deste fórum e na promoção do calçado: “ Todas as iniciativas em que somos parceiros para a promoção do calçado justificam-se pela dinâmica económica que esta atividade tem e queremos que evolua. Estamos cientes que aliados aos empresários, promovendo a atividade, chegaremos mais longe e levaremos o nosso produto de referência a todo o mundo”, conclui.

Dulce Vieira, vereadora das Atividades Comerciais e Turísticas, realçou que a ação pretende essencialmente informar os empresários sobre estratégias a adotar para o sucesso da atividade”, explicando que “no período de crise em que vivemos temos de dar instrumentos aos empresários para que estes tirem partido da crise”.

Cristina Moreira, representante da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e vereadora da Câmara Municipal de Lousada, sublinhou a aposta do concelho na formação referindo que “é o primeiro passo para a dinamização da atividade”. A vereadora salientou o facto de haver muitos jovens de Lousada a frequentar os cursos disponíveis em Felgueiras e de muitos lousadenses trabalharem no concelho, na indústria do calçado.

Perante empresários, autarcas, representantes de associações comerciais, designers e alunos,  debateram-se temas como a Exportação/ Internacionalização das Empresas, a Inovação e Competitividade, Design e Moda.

A sessão contou com um painel de oradores experientes na área os quais exploraram diferentes assuntos relacionados com a atividade e expuseram estratégias de combate à crise.

O debate teve também testemunhos de vários empresários do calçado.

O professor-coordenador na ESTGEF e responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Nelson Duarte, moderou o primeiro painel,   com o tema “Exportação/ Internacionalização das Empresas” exposto por Victor Braga, professor na ESTGF – Coordenador da Licenciatura em Ciências Empresariais da Unidade Técnico-Cientifica de Ciências Empresariais,  e Coordenador do Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas.

O Sócio gerente da empresa “Felmini” – J. Moreira, Lda,  falou sobre a sua experiência.

A “Inovação e Competitividade” foram apresentadas por Jorge Sequeira, psicólogo, docente universitário, palestrante, consultor e fundador da empresa Time Building.

Neste painel, moderado por Filipa Ribeiro, representante da fileira chave do “Design e Moda”, Joana Meireles, gerente da empresa Atlanta – Componentes para calçado, Lda, explicou a sua atividade.

O último tema abordado foi o “Design e Moda”, moderado por João Barros – professor e coordenador do curso de design de calçado e marroquinaria na Escola Profissional de Felgueiras.

Este assunto foi desenvolvido por Amândio Pereira – fundador da CEO do Grupo Menina Design, líder na promoção do design Português no mundo.

A experiência profissional foi apresentada por Armindo Peixoto – proprietário e gerente da ARMIPEX – produtores, agentes e representações de Calçado, Lda.

Esta iniciativa inseriu-se na Descalço – Gala Anual de Estilismo de Calçado, uma iniciativa de referência do concelho, organizada pela empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, em colaboração com a Câmara Municipal, que tem como objetivo promover as potencialidades dos jovens criadores e mostrar o que de melhor se produz e se comercializa em Felgueiras na área do calçado.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *