Lamego, Sociedade, Turismo

Vinhos de Lamego recebem prémios de concurso italiano internacional

O Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, acolheu o evento de consagração dos vinhos portugueses premiados no Concurso Internacional La Selezione del Sindaco, que decorreu em maio último, na cidade italiana de Lamezia Terme. Recorde-se que, no âmbito desta competição, foram distinguidos dois exemplares produzidos no concelho de Lamego: o Vinho do Porto Quinta das Lamelas Rosé (2010), do produtor José António Fonseca Augusto Guedes, arrecadou uma Medalha de Ouro, enquanto que o Vinho Moscatel do Douro (2010), do mesmo produtor, conquistou uma Medalha de Prata.

La Selezione del Sindaco é a única competição de vinhos internacional que permite a participação conjunta do produtor e do município de proveniência das produções e tem como elemento diferenciador a missão de valorizar estes néctares, fruto da tradição e de um território distinto. Por esta razão, Marina Valle, vereadora da Câmara Municipal de Lamego, participou na cerimónia de entrega de medalhas e diplomas aos vinhos vencedores, um evento que também contou com a presença de Isaltino Morais, autarca de Oeiras, e de Paulo Varanda, Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A seguir a Itália, Portugal foi o país participante com o maior número de galardões e apresentou o melhor vinho a concurso – Conde de Oeiras, produzido pelo Município de Oeiras. Na edição deste ano, conseguiu que 40 vinhos fossem medalhados colocando-se deste modo na “vanguarda da qualidade” – 1 Grande Medalha de Ouro, 6 Medalhas de Ouro e 33 Medalhas de Prata -, repartidas por dezanove municípios também premiados: Lamego, Alenquer, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Cartaxo, Gouveia, Loures, Mangualde, Melgaço, Montijo, Moura, Nelas, Oeiras, Palmela, Penalva do Castelo, Rio Maior e Tabuaço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *