Montijo, Sociedade

“Astronautas de verão” no Montijo

e já participou e quer repetir a experiência ou se ainda não teve essa oportunidade, não pode perder a iniciativa “Astronautas de verão”, no dia 3 de agosto, a partir das 20h30, na Herdade do Moinho Novo em Canha. A participação é gratuita.

Este evento promete ser o ponto alto das observações astronómicas, promovidas pela VIASTRO – Associação de Astrónomos Amadores do Montijo e pela Câmara Municipal do Montijo, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho do Montijo.

O cenário está composto: uma noite de verão na freguesia mais rural do concelho do Montijo, onde a poluição luminosa é praticamente inexistente, o ambiente perfeito para qualquer astrónomo.

A Lua, Saturno, Marte, a Via Láctea, Nebulosas, Enxames, Constelações, tudo poderá ser observado para nosso deleite e admirável surpresa. Mais que uma observação propriamente dita é, sobretudo, uma aula prática informal sobre o Universo e tudo o que nos rodeia e que, para a maioria de nós, continua a ser um mistério.

Ao longo da sessão, com duração aproximada de duas horas, os astrónomos amadores da VIASTRO explicam o que vemos e porque o vemos, de forma muito acessível e com total disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas.

Tal como nas anteriores observações, diversos telescópios estarão disponíveis para todos observarem com calma, mas se quiser poderá trazer os seus instrumentos de observação. Aconselhamos que traga também agasalhos, comida, água e repelente de insetos.

As próximas observações serão no dia 31 de agosto, no Moinho do Cais, e no dia 30 de setembro, no Museu Agrícola da Atalaia. Esta última também promete ser muito especial…mas mais não dizemos! Fique atento.

Cada vez com mais participantes, estas sessões de observação astronómica têm revelado bastante sucesso junto dos munícipes do nosso concelho e de visitantes, inclusivamente de Lisboa, que se deslocam ao Montijo propositadamente para participar nestas iniciativas.

Para quem nunca teve o prazer de observar ou para quem já sabe mais um pouco, a observação “Astronautas de verão”, no dia 3 de agosto, em Canha, será certamente uma observação “5 estrelas”! Fica aqui o nosso convite, apareça, traga a família e os amigos.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *