Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Celorico de Basto prepara-se para receber as “Festas do Concelho”

As Festas do Concelho em honra de S. Tiago vão decorrer em Celorico de Basto, de 25 a 29 de julho, uma festa marcada pela tradição e pelas músicas populares com o tradicional cortejo etnográfico como ex-libris.

As festas têm  inicio no dia 25 de julho, dia de S. Tiago, o padroeiro das festividades, e prolongam-se até ao fim de semana.

No dia de S. Tiago, Celorico de Basto vai brindar a população com a atuação do clubedemúsica.com que abrilhantará o espetáculo com a presença de Fragmentos, Dona Lu e Rosamate. Este dia terá ainda um cunho religioso com a missa na capela de Nossa Senhora da Conceição, local onde se encontra o padroeiro, S. Tiago.

E também destaque, no dia 25, a cerimónia de homenagem a diversas individualidades que irá decorrer pelas 15h00, no auditório da Quinta do Prado.

O teatro faz parte integrante das Festas do Concelho, com a peça “Esganarelo o Cornudo Imaginário”, interpretada pela companhia de teatro Filandorra, no dia 26. No dia seguinte, a Academia de Música, Cooperartes, vai deliciar os presentes com o musical “ A bela e o monstro”.

No sábado, as emoções repartem-se por uma série de atividades com o desporto a preencher o dia. Primeiro, terão lugar as “Rotas de S. Tiago em bicicleta com BTT e Estrada” depois, Celorico de Basto será percorrido num Rally Papper e à noite è a vez das emoções do futsal com a final da liga feminina. A música faz parte deste dia com a atuação do cantor popular Emanuel, a banda de música de Sta. Tecla e o grupo Rapariga Elétrica. Numa noite que conta, ainda, com o tradicional fogo de artifício.

No Domingo, o destaque incide no tradicional Cortejo Etnográfico que contará com dezenas de carros alegóricos a desfilar pelas ruas da vila de Celorico de Basto. Um desfile em que a sátira, as tradições e a cultura saltam à vista de quem assiste, e que culminará com a já tradicional merenda de S. Tiago.

No último dia das festividades a população poderá, ainda, participar na caminhada “À volta do Castelo” e assistir às arruadas e despique de Bombos com a presença dos Bombos de Agilde, dos Amigos da União de Basto, dos Bombos do Agrupamento de Escolas da Gandarela, dos Bombos de Sta. Maria de Moreira do Castelo, dos Caetanos de Gagos, dos Zés Pereiras de Carvalho, dos Zés Pereiras de S. Romão do Corgo e dos Unidos de Carvalho.

O Festival de Folclore encerra as festividades com a atuação do Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas, do Rancho Folclórico da Gandarela, do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo, do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo e do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego.

Em todos os dias de festa, os Pólos Urbanos de Celorico, Mota, Gandarela e Fermil serão palco das tradicionais alvoradas destacando-se ainda a animação permanente no Parque Lúdico do Freixieiro com as Tasquinhas das Associações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *