Cultura, Gondomar

“Sem Título” de Albertino Valadares até 29 de julho em Gondomar

Foi, em primeiro lugar, um encontro de amigos… Mas foi, também, uma reunião de pessoas que há já 25 anos acompanham a carreira artística de Albertino Valadares. Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, referiu-se à exposição como “uma mostra de telas fortes e repletas de movimento, que captam a atenção do olhar e nos devolve a alegria nelas contida”. E é um vasto conjunto de telas, representando um percurso de 25 anos de pintura, que Albertino Valadares dá a conhecer no Auditório Municipal de Gondomar apresenta.

A exposição, patente até 29 de julho, é designada “Sem Título”… Expressão, aliás, escolhida por Albertino Valadares para a quase totalidade dos seus quadros. No dia da inauguração houve oportunidade, para além dos quadros, de se apreciar (e ouvir) interpretações musicais por Sofia Guedes e João Carlos Soares.

Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, identifica Albertino Valadares como “uma pessoa que nunca soube dizer que não…”, indicando o artista como uma pessoa disponível, acessível e com “capacidade de realização e persistência”. Albertino Valadares, em breves palavras, também agradeceria com elogios a todos quantos compareceram no dia da inauguração. “É muito mais fácil produzir arte quando sabemos, logo, que teremos amigos que a irão apreciar – e nos transmitirão palavras de apoio”, destacou o pintor.

Albertino Valadares nasceu em 1959, em Fânzeres (Gondomar). É, atualmente, Presidente da Direção da ARGO (Associação Artística de Gondomar), da qual foi um dos fundadores. Sócio da Sociedade Nacional de Belas Artes e membro da Sociedade Portuguesa de Autores, é ainda associado do “Lugar do Desenho”. Dedica-se à pintura há já 25 anos – se bem que a sua atividade profissional se desenvolva numa área bem distinta. Participou em inúmeras exposições coletivas e conta, já, com várias dezenas de exposições individuais. Está representado em coleções particulares nacionais e estrangeiras, tendo obtido diversos prémios e distinções.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *