Sociedade, Torres Vedras

Costa do concelho de Torres Vedras, cada vez mais uma referência…

A costa do concelho de Torres Vedras continua a ser uma referência no contexto nacional e, cada vez mais, até no internacional.

No que diz respeito a bandeiras azuis, por exemplo, Torres Vedras é um dos concelhos que se destaca em Portugal. Santa Rita – Norte, Santa Rita – Sul, Navio, Mirante, Pisão, Santa Cruz – Centro, Santa Helena, Formosa e Azul foram as praias candidatadas este ano pela Câmara Municipal de Torres Vedras àquele galardão, candidaturas que tiveram um aval positivo da Associação Bandeira Azul da Europa. Recorde-se que a Bandeira Azul afere a qualidade das zonas balneares em domínios como o ambiente, a segurança, o conforto, os equipamentos de apoio, a informação aos utentes e a sensibilização ambiental.

De realçar que o aumento do número de bandeiras azuis nos últimos anos no litoral torriense se deve à melhoria das condições dos equipamentos de apoio às praias, investimento que tem sido apoiado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Paralelamente, seis praias do concelho de Torres Vedras (Santa Rita – Norte, Santa Rita – Sul, Navio, Santa Cruz – Centro, Santa Helena e Praia da Foz) hasteiam a bandeira do projeto Praia Acessível, Praia para Todos!, sendo que a mesma atesta a existência de condições para se acolher utentes com mobilidade condicionada.

De referir, também, que a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribuiu, recentemente, a qualidade de ouro a 11 praias do concelho de Torres Vedras: Vigia, Azul, Santa Cruz – Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita – Norte e Santa Rita – Sul. Esta distinção coube a praias portuguesas que apresentaram qualidade de água boa entre 2007 e 2009 e excelente em 2010 e 2011. Torres Vedras é, saliente-se, o quinto concelho com mais praias com qualidade de ouro.

Refira-se, ainda, que o concelho de Torres Vedras continua a hastear a bandeira do projeto Quality Coast, a qual comprova que toda a área do mesmo, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *